Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, ter�a-feira, 10 de abril de 2018.

Jornal do Com�rcio

Opini�o

COMENTAR | CORRIGIR

artigo

Not�cia da edi��o impressa de 10/04/2018. Alterada em 09/04 �s 21h20min

Um movimento pela liberdade

Ricardo Gomes
O Progressistas do Rio Grande do Sul é o primeiro grande partido a criar um movimento reconhecidamente liberal. O Movimento Progressistas pela Liberdade nasce com dezenas de mandatários (vereadores, prefeitos, vice-prefeitos) e centenas de integrantes.
A iniciativa é resultado de dois elementos: a crescente demanda da sociedade por representantes políticos alinhados com essas ideias e a presença cada vez maior de liberais dentro do partido. A quebra do Estado brasileiro, em seus três níveis (União, estados e municípios), e o difícil cenário ético e político do País produziram na sociedade uma demanda por posições liberais na política. Cada vez mais, a agenda política envolve a discussão sobre o papel do Estado, suas limitações e o peso que os tributos e a burocracia têm sobre os cidadãos. O gigantismo do Estado também é cada vez mais associado à corrupção que tomou conta do País. Além disso, e talvez em consequência, já nas últimas eleições diversos candidatos apresentaram-se com propostas claramente liberais, algo que a até pouco tempo atrás significaria uma derrota acachapante.
Ao contrário do que acontecia, hoje defender a redução do tamanho do Estado é visto como sinal de compromisso com os cidadãos pagadores de impostos. O Progressistas pela Liberdade encontrou, em um dos maiores partidos do Estado, o espaço para defender essas ideais e implementá-las, em consonância com o programa do partido. Mudar a realidade política e suas pautas requer necessariamente o envolvimento dos grandes partidos. Aqueles que quiserem apenas mudar sua linha de comunicação, sem aprofundar o debate e o estudo do liberalismo, farão apenas um movimento superficial para agradar o eleitor em momentos eleitorais.
Já aqueles que acolherem liberais e os derem espaço, poderão oferecer alternativas reais e coerentes para promover a mudança profunda que a política precisa e a sociedade exige.
Vereador de Porto Alegre (PP)
 
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia