Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, ter�a-feira, 03 de abril de 2018.

Jornal do Com�rcio

Internacional

COMENTAR | CORRIGIR

Reformas

Not�cia da edi��o impressa de 04/04/2018. Alterada em 03/04 �s 20h05min

Fran�a vive 'Ter�a Negra' com greve de trens

Esta��o Gare du Nord, a mais movimentada de Paris, ficou abarrotada

Esta��o Gare du Nord, a mais movimentada de Paris, ficou abarrotada


/LUDOVIC MARIN/AFP/JC
Em uma "Terça-feira Negra", como já tem sido chamada pela imprensa local, ferroviários franceses iniciaram o primeiro dia de sua greve de três meses contra o presidente Emmanuel Macron. Esse pode ser um dos desafios mais severos ao mandato do centrista de 40 anos, que venceu as eleições de 2017 com 66% dos votos.
As paralisações causaram caos no transporte público, e imagens veiculadas pelas emissoras de televisão locais mostravam a estação Gare du Nord, a mais movimentada de Paris, abarrotada. Passageiros tropeçavam nas plataformas e precisavam de ajuda para se levantar do chão.
Outros setores da economia francesa, como a aviação e a energia, aderiram a outras greves, dificultando o cenário. Algumas universidades tiveram paralisações.
Macron, como havia prometido em campanha, está promovendo uma série de liberalizações da economia, tocando, inclusive, os direitos trabalhistas, considerados sacrossantos na França. A greve dos ferroviários é uma resposta específica ao plano de reformar a companhia estatal de trens, a icônica empresa SNCF.
Ferroviários planejam fazer paralisações de dois dias a cada cinco. Na estreia da greve - na noite de segunda-feira - e durante todo o dia de ontem, quase metade dos funcionários da SNCF não trabalhou, diz a empresa. Apenas um oitavo dos trens de alta velocidade circulou. As linhas para Suíça, Itália e Espanha foram totalmente interrompidas, e houve uma diminuição também nos serviços com direção à Alemanha e ao Reino Unido.
A imprensa francesa relatou, durante a jornada, longos engarrafamentos em Paris durante a hora do rush, de manhã. Os trens que circularam estavam lotados, e franceses buscavam alternativas de transporte. Em paralelo, sindicatos ligado à Air France aderiram, também nesta semana, a uma greve por melhores salários, mas 75% dos voos seguiam com normalidade, segundo o jornal Le Monde.
 

Paralisa��es de ferrovi�rios t�m um simbolismo particular no pa�s

Em 1995, esses sindicatos paralisaram Paris e for�aram a ren�ncia do ent�o premi� conservador Alain Jupp�. O hist�rico desestimulou os antecessores de Macron a insistir nas reformas - que o centrista promove, hoje, com decretos executivos acelerados por sua maioria legislativa.
Entre as propostas est� rever os benef�cios dados a ferrovi�rios, como emprego vital�cio e aposentadoria antecipada. Pesquisas mostram o apoio da popula��o � medida. A SNCF recebe subs�dios anuais equivalentes a R$ 40 bilh�es, mas deve R$ 185 bilh�es - prova, para o governo, de que ela j� n�o � eficiente e de que n�o est� pronta para o rompimento de seu monop�lio.
Caso tenha sucesso em sua queda de bra�o, Macron ter� o caminho livre para outras de suas reformas, como a do sistema de educa��o e da aposentadoria. Por isso mesmo, os setores p�blicos veem essa disputa como fundamental para os seus pr�ximos anos.
O ministro das Finan�as, Bruno Le Maire, prometeu, no entanto, seguir adiante com as reformas. A Fran�a teve, em 2017, seu melhor ano para investidores corporativos estrangeiros desde 2001, disse, "e faremos de tudo para incrementar essa din�mica".
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia