Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, quarta-feira, 11 de abril de 2018.

Jornal do Com�rcio

Geral

COMENTAR | CORRIGIR

educa��o

Not�cia da edi��o impressa de 12/04/2018. Alterada em 11/04 �s 21h19min

Ufrgs inclui Shakespeare nas leituras obrigat�rias do vestibular

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) divulgou ontem a lista de leituras obrigatórias para o Vestibular 2019. Foram incluídas quatro obras em substituição aos textos de Fernando Pessoa, Machado de Assis, Aluísio Azevedo e Padre Antônio Vieira, que figuraram na relação por três anos. A principal novidade para o próximo vestibular é a inclusão de "Hamlet", de William Shakespeare, marcando uma mudança importante na concepção da prova.
Além do dramaturgo inglês, entraram na lista a poetisa portuguesa Florbela Espanca e a escritora brasileira Maria Firmina dos Reis. O livro "Papéis Avulsos" foi a obra de Machado de Assis escolhida para substituir "Dom Casmurro".
A professora Márcia Ivana de Lima e Silva, do Instituto de Letras, explica que, até o último vestibular, a Ufrgs fazia uma prova de Literatura de Língua Portuguesa, mas, a partir da edição de 2019, optou por denominar Literatura em Língua Portuguesa. A mudança possibilita a inclusão de tradução de autores e de obras relevantes, ampliando o repertório.
 

leituras para 2019

1 · Florbela Espanca - Poemas: 1. Fanatismo; 2. Horas rubras; 3. Eu; 4. Vaidade; 5. Lágrimas ocultas; 6. A minha dor; 7. Suavidade; 8. Se tu viesses ver-me; 9. Ser poeta; 10. Fumo; 11. Frêmito do meu corpo; 12. Realidade; 13. Súplica; 14. Doce certeza; 15. Quem sabe?!.; 16. A mulher I; 17. A mulher II; 18. Amiga; 19. Ódio 20. Amar!; 21. O Maior Bem; 22. Neurastenia.
2 · Machado de Assis - Papéis Avulsos
3 · Maria Firmina dos Reis - Úrsula
4 · William Shakespeare - Hamlet
5 · Valter Hugo Mãe - A Máquina de Fazer Espanhóis
6 · Carolina Maria de Jesus - Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada
7 · Elis & Tom - Álbum/Disco de 1974
8 · Michel Laub - Diário da Queda
9 · Erico Verissimo - O Continente
10 · Chico Buarque e Paulo Pontes -
Gota d'Água
11 · Caio Fernando Abreu - Morangos Mofados
12 · Clarice Lispector - A Hora da Estrela
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia