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- Publicada em 05 de Abril de 2018 às 00:45

Porto Alegre aguarda decisão judicial sobre parquímetros

Porto Alegre tem 186 equipamentos para 4,3 mil vagas

Porto Alegre tem 186 equipamentos para 4,3 mil vagas


LUIZA PRADO/JC
Suzy Scarton
Ainda não há previsão para que uma empresa assuma a administração e a gerência dos estacionamentos rotativos de Porto Alegre. Isso porque a Explora Participações em Tecnologia e Sistemas da Informação S.A., que ficou em segundo lugar na licitação que definiria a responsável pela execução do serviço, contestou os documentos apresentados pela vencedora, e o trâmite judicial segue em aberto. A licitação foi lançada em maio de 2016, e os resultados, divulgados em outubro do mesmo ano. A vencedora, na época, foi a empresa Zona Azul Brasil.
Ainda não há previsão para que uma empresa assuma a administração e a gerência dos estacionamentos rotativos de Porto Alegre. Isso porque a Explora Participações em Tecnologia e Sistemas da Informação S.A., que ficou em segundo lugar na licitação que definiria a responsável pela execução do serviço, contestou os documentos apresentados pela vencedora, e o trâmite judicial segue em aberto. A licitação foi lançada em maio de 2016, e os resultados, divulgados em outubro do mesmo ano. A vencedora, na época, foi a empresa Zona Azul Brasil.
A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) vem fazendo esse serviço enquanto aguarda decisão judicial. Atualmente, existem 186 parquímetros na Capital para gerenciar quase 4,3 mil vagas de estacionamento na cidade. Destes, 15 aparelhos estão com problemas mecânicos, mas a EPTC garante que já está trabalhando na reposição das peças.
Algo que chama atenção no funcionamento dos aparelhos é o fato de eles rejeitarem moedas de R$ 0,05 e R$ 0,10. Em matéria de 2015, o Jornal do Comércio já registrava reclamações nesse sentido. Segundo a EPTC, isso ocorre pela maneira como a moeda é inserida na máquina ou pelo mau estado de conservação da moeda. Em tese, o aparelho não deveria rejeitar nenhum tipo de moeda. 
Instituído pela Lei nº 6.002, de 1987, o estacionamento vinculado ao pagamento de uma taxa foi a alternativa encontrada para oferecer locais onde os carros possam parar, tendo em vista o grande número de veículos em circulação. Em 2011, o contrato com a empresa Estapar terminou. De lá para cá, a responsabilidade ficou com a EPTC.
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