Patrícia Turmina e Luiz Fernando Turmina adaptaram a produção ao Brasil e montaram uma cozinha em Cachoeirinha Patrícia Turmina e Luiz Fernando Turmina adaptaram a produção ao Brasil e montaram uma cozinha em Cachoeirinha Foto: MARCO QUINTANA/JC

Irmãos de Passo Fundo criam franquia de doce europeu

Ideia do negócio surgiu numa viagem dos pais dos empreendedores

Mesmo com formações distintas, os irmãos Patrícia, 23 anos, administradora, e Luis Fernando Turmina, engenheiro de produção, 24, criaram a Royal Trudel, empresa que aposta num doce típico europeu. O trudel consiste em uma massa que se assemelha a pão doce, envolto com canela e que pode ser recheado com o que o cliente quiser.
A ideia do produto veio dos pais, que provaram a iguaria na República Tcheca. "Na época, estávamos envolvidos em outro projeto ligado, também, à alimentação rápida, que não prosseguiu", conta Patrícia. Seguindo a sugestão, os empreendedores contataram uma empresa do país. Seis meses de negociação depois, iniciaram a produção em grande escala.
Para importar a ideia e viabilizá-la no Brasil, adaptaram todo o processo, do espeto à massa. Tiveram que desenvolver também uma cozinha central, localizada em Cachoeirinha, para distribuir a massa para as lojas. "Tivemos que desenvolver o equipamento para produzir em escala industrial, algo que nunca tinha sido feito (com o trudel)", conta Patrícia. O investimento inicial para a cozinha central foi de R$ 150 mil.
MARCO QUINTANA/JC
Luís e Patrícia abriram a primeira loja em Gramado, estrategicamente | Foto: Marco Quintana/JC
Luís e um amigo desenvolveram um forno elétrico específico para a empreitada. "Sabíamos que nos shoppings não seriam aceitos fornos à carvão", justifica Patrícia. O equipamento, assim como a marca, é patenteado.
Apesar de naturais de Passo Fundo, a primeira operação foi aberta em Gramado, na Serra gaúcha, em junho de 2016, pensada estrategicamente. "Gramado é uma vitrine para o País inteiro. O nome Trudel está bem consolidado", garante Patrícia. "Talvez se tivéssemos chegado diretamente em Porto Alegre não teríamos conquistado a clientela que temos", reflete.
Atualmente, a Trudel está trabalhando com uma empresa de consultoria especializada em franquias para gerar a possibilidade de projeção para outros estados.
Os sócios contam que receberam mais de 400 propostas de franqueados. "Vamos estar em São Paulo ainda neste ano e talvez no Rio de Janeiro", garante Luís.
Patrícia atribui a alta procura pelo fator novidade. Atualmente, existem seis lojas Royal Trudel: Canoas, Porto Alegre, Caxias do Sul e Gramado. E em breve deve abrir uma operação em Balneário Camboriú, Santa Catarina.
MARCO QUINTANA/JC
Compartilhe
Comentários ( 1 )
  1. Liliane

    Aguardo em balnerio Cambori . Fiquei curiosa ... Parabns pelo empreendimento .

Publicidade
Mostre seu Negócio