Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, sexta-feira, 13 de abril de 2018.

Jornal do Comércio

Esportes

COMENTAR | CORRIGIR

Futebol

Alterada em 13/04 às 15h07min

Flamengo segue com maior torcida do Brasil, segundo Datafolha

Clube carioca tem 18% da preferência dos entrevistados, enquanto Corinthians aparece com 14%

Clube carioca tem 18% da preferência dos entrevistados, enquanto Corinthians aparece com 14%


LUIS ACOSTA/AFP/JC
O Flamengo tem a maior torcida do Brasil, com 18% do país declarando torcer para o clube, de acordo com pesquisa divulgada nesta sexta-feira (13) pelo instituto Datafolha. O rubro-negro é seguido pelo Corinthians, que tem a preferência de de 14% dos entrevistados. O resultado está no limite da margem de erro de dois pontos percentuais, mas com o empate improvável.
O clube carioca aparece à frente do concorrente em grande parte graças à liderança na preferência dos habitantes das regiões Norte e Nordeste. No Norte do país, o Flamengo ocupa a primeira posição na preferência dos torcedores de forma isolada, com 37%. A equipe não é alcançada pelo Corinthians, o segundo colocado numericamente, com 8%, mesmo se for considerada a margem de erro de seis pontos percentuais.
A situação se repete no Nordeste, onde o time rubro-negro tem a preferência de 23% dos torcedores, contra 9% da equipe alvinegra. Nesse caso, a margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.
Na região Sudeste, no entanto, o time paulista está numericamente à frente da equipe rubro-negra, com a preferência de 19% dos torcedores contra 14% do Flamengo. Se considerada a margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos no recorte regional, porém, as equipes estão tecnicamente empatadas na primeira posição.
O clube paulista aparece em pé de igualdade com o Flamengo na região Sul, onde tem a preferência de 12% dos torcedores contra 8% da equipe rubro-negra. Nessa região do país, Grêmio, Internacional e Corinthians estão tecnicamente empatados na liderança da preferência dos torcedores considerando a margem de erro de cinco pontos percentuais para mais ou para menos.
Na região Centro-Oeste, Flamengo e Corinthians estão tecnicamente empatados na liderança considerando a margem de erro de seis pontos percentuais para mais ou para menos. Numericamente, porém, a equipe carioca está à frente, com 23% contra 15% de corintianos.
Os dois títulos de Brasileiro conquistados desde a última pesquisa pelo Corinthians não alteraram de forma significativa a preferência dos torcedores. Os índices dos dois clubes mais populares no último levantamento, realizada de 29 a 30 de janeiro, são iguais aos do Datafolha anterior, realizado de 3 a 5 de junho de 2014.
Nos últimos anos não houve grande variação na porcentagem de torcedores de cada um dos 14 maiores clubes do país. Desde 2007 os índices apenas oscilam dentro da margem de erro.
No limite da margem de erro, São Paulo, Palmeiras, Vasco e Cruzeiro estão tecnicamente empatados na terceira posição. A equipe do Morumbi conta com a preferência de 8% dos torcedores brasileiros, seguida pelo time alviverde, com 6%. Vasco e Cruzeiro estão logo atrás, com 4%.
Grêmio (3%), Santos (3%), Inter (3%) e Atlético-MG (2%) vêm na sequência. Botafogo, Fluminense, Bahia e Vitória têm 1% cada. Os demais times citados somam juntos 8%, sendo que 22% disseram não torcer para nenhum time.
Com informações da Agência Folhapress
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia