Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Indústria

- Publicada em 09 de Abril de 2018 às 23:28

Tecnologias e pessoas são decisivas para avanços na gestão ambiental

Expectativa é receber público de 10 mil pessoas até quinta-feira

Expectativa é receber público de 10 mil pessoas até quinta-feira


/ANA CRIS PAULUS/DIVULGAÇÃO/JC
As novas tecnologias e o poder transformador das pessoas serão cada vez mais decisivos para garantir uma melhor gestão ambiental das empresas e das cidades e, por isso, terão destaque especial na 8ª edição da Fiema Brasil - Feira de Negócios, Tecnologia e Conhecimento em Meio Ambiente.
As novas tecnologias e o poder transformador das pessoas serão cada vez mais decisivos para garantir uma melhor gestão ambiental das empresas e das cidades e, por isso, terão destaque especial na 8ª edição da Fiema Brasil - Feira de Negócios, Tecnologia e Conhecimento em Meio Ambiente.
O evento começa hoje e ocorre até quinta-feira no Parque de Eventos de Bento Gonçalves (RS). A expectativa é reunir 200 expositores e público visitante de aproximadamente 10 mil pessoas. A Fiema é considerada o maior encontro de gestão ambiental do Sul do País e tem uma agenda concomitante de atividades voltadas para a transmissão de conhecimentos na programação de eventos do Fiemacon. Realizada bienalmente, tem como objetivo apresentar as soluções, tecnologias e inovação para as áreas de resíduos, águas, efluentes, energia, ciência e tecnologia, segurança do trabalho e gestão ambiental.
"Ainda há muito o que fazer sobre esse tema, mas na medida em que reforçarmos as ações voltadas para o uso das tecnologias limpas veremos, além do resultado ambiental, uma maior geração de empregos e aumento de produtividade", relata o presidente da Fundação Proamb, Neri Basso. A entidade, com mais de 25 anos de atuação em soluções ambientais, é a responsável pela promoção da Fiema.
Outro eixo importante é a necessidade de despertar a atenção dos indivíduos para a importância deste tema e na geração de conhecimentos que permitam a todos evoluir nas suas ações voltadas à gestão ambiental. "Essa percepção da importância das tecnologias limpas depende muito da gestão das pessoas, o que envolve a conscientização e qualidade da formação das lideranças e de todos os atores da cadeia produtiva ambiental", comenta Basso.
Com esse tema em evidência, uma das atrações da edição deste ano da Fiema Brasil será o compartilhamento de conhecimento. Cerca de 50 palestras simultâneas irão compor a grade de programação do congresso Fiemacon, iniciativa voltada ao networking e conhecimento na feira. Especialistas de diversas áreas dividirão experiências, novidades e informação com empresários, gestores, estudantes e demais interessados nos temas abordados em cada seminário.
Um dos mais esperados é o 4º Meeting Empresarial, que acontece hoje e reunirá nomes de peso para falar sobre "Atitudes sustentáveis: nosso jeito de ser e fazer, garantindo resultados". Entre os painelistas estão Clovis Tramontina (Tramontina), Antonio Joaquim de Oliveira (Duratex) e Oscar Motomura (Amana-Key). "Esse painel vai permitir uma grande troca de conhecimento e de experiências, pois são empresários muito voltados a resultados, mas cientes da importância das questões ambientais", acrescenta Basso.
Para o presidente do Conselho de Administração da Tramontina, o conceito da sustentabilidade não está ligado apenas ao meio ambiente, mas também a outras áreas como a social e a econômica. "Minha ideia de sustentabilidade é manter empregos bons, saudáveis, em um ambiente de trabalho positivo. As pessoas dedicam as melhores horas de sua vida às empresas. O ambiente de trabalho precisa ser ótimo", observa.
Ele destaca que um dos grandes problemas atuais é o da água. "Pela nossa localização geográfica, não temos recursos hídricos superficiais disponíveis e dependemos de poços profundos. Nossa preocupação é viabilizar a reutilização da água nos processos produtivos", destaca.

Os seminários

6º Seminário Brasileiro de Gestão Ambiental na Agropecuária
A gestão ambiental no campo é um dos grandes desafios do País e o objetivo deste encontro é tratar da redução de passivos para que seja possível ter uma agropecuária sustentável. A perspectiva é avançar nas discussões que envolvem os problemas como contaminantes e resíduos e debater os antídotos para detê-los, como maior utilização de biocombustível, produção orgânica e depósito de agrotóxicos. A realização deste seminário conta com a parceria da Embrapa, IFRS-BG e Sindicato Rural e a Emater.
5º Seminário de Segurança do Trabalho
Três assuntos vão dominar esse encontro que terá como tema a Gerência de Risco na Área de Segurança do Trabalho. São eles os avanços em decorrência da tecnologia, as mudanças na legislação trabalhista brasileira e a gestão em segurança. Os assuntos ficarão a cargo, respectivamente, da DNV GL – gigante norueguesa de garantia de qualidade e gerenciamento de riscos –, da Dupont Spiller Advogados Associados e da DuPont.
2º Seminário de Energias Renováveis
A diversificação da matriz energética brasileira é um dos assuntos que têm tomado conta do universo industrial face à limitação dos recursos naturais – e da potencialidade que um país como o Brasil tem e pode explorar. Identificar e aplicar tais oportunidades são focos do tema do seminário, dirigido pela professora doutora da Pucrs Aline Cristiane Pan. Além de tratar sobre licenciamento e políticas de incentivo, serão abordadas as energias hídrica, biogás e biometano, solar e eólica.
1º Seminário Internacional de Resíduos Industriais e Urbano
Estreando na programação, esse encontro é voltado para a identificação de oportunidades para gerar negócios, com a destinação correta e sustentável de resíduos. O tema será “Como transformar resíduos de problema em desenvolvimento social, econômico e ambiental”. O evento trará cases de Portugal, Finlândia e Áustria, países que, alicerçados na legislação, conseguiram encontrar uma forma de criar novas receitas.
4º Meeting Empresarial
Pela primeira vez reunidos em um encontro temático, três nomes referenciais do corpo empresarial brasileiro mostrarão, na Fiema Brasil, o jeito de ser e de fazer que tem garantido resultados inspiradores às empresas Tramontina, Duratex e Amana-Key. Clovis Tramontina, Antonio Joaquim de Oliveira e Oscar Motomura são os convidados.
Serviço
  • O que: Fiema Brasil – Feira de Negócios, Tecnologias e Conhecimento em meio ambiente.
  • Quando: 10, 11 e 12 de abril de 2018, das 10h às 19h.
  • Onde: Parque de Eventos de Bento Gonçalves (RS).
  • Informações e inscrições para os seminários: www.fiema.com.br.