Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, ter�a-feira, 01 de maio de 2018.

Jornal do Com�rcio

Economia

COMENTAR | CORRIGIR

Tecnologia

Not�cia da edi��o impressa de 02/05/2018. Alterada em 01/05 �s 20h47min

Internet das Coisas vai impactar gest�o de dados

Objetos conectados aumentam exig�ncia por governan�a das informa��es coletadas

Objetos conectados aumentam exig�ncia por governan�a das informa��es coletadas


LLUIS GENE/AFP/JC
Os bilhões de dispositivos conectados hoje em dia por meio da Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês) geram muitos acontecimentos e estão colocando pressão na capacidade das empresas em consumir, armazenar, processar e analisar dados.
Isso forçará as organizações a rearquitetarem suas informações e suas capacidades de análise, passando a adotar novas tecnologias e plataformas de gerenciamento de dados, além de criar novas políticas e práticas de governança. O alerta é do Gartner, player global de pesquisa e aconselhamento em tecnologia.
"Muitas capacidades de Data & Analytics existentes podem ser aplicadas às iniciativas de IoT e de seus dados, mas as organizações também precisam se modernizar em diversas áreas chave", explica o vice-presidente e Analista Emérito do Gartner, Ted Friedman. Esse é o caminho para evitar descontinuidade dos projetos - a expectativa é que em 2019 um terço das soluções de IoT serão abandonadas antes mesmo da implantação devido à falta de gestão de dados e de capacidades analíticas para essa tecnologia.
Segundo ele, os líderes de Data e Analytics devem avaliar a adequação dos recursos existentes para lidar com os requisitos de escala e de distribuição da implantação específica de soluções de IoT, assim como os problemas exclusivos de governança de dados de IoT.
A governança de dados também é cada vez mais uma prioridade para as organizações, já que os dados se tornam centrais para modelos de negócios em todos os setores. A complexidade e distribuição de arquitetura das soluções de IoT apresenta uma superfície de ataque maior e mais atraente, aumentando os riscos de segurança.
Além disso, as soluções de IoT estão gerando, coletando, analisando e aplicando dados cada vez mais volumosos e altamente valiosos, o que apresenta risco para os negócios caso não sejam tratados de forma apropriada a partir de uma perspectiva de privacidade, retenção e qualidade.
O levantamento do Gartner também mostrou que a segurança é o desafio de governança de dados mais significativo para as organizações que planejam adotar ou que estão implementando soluções de IoT. "A natureza direcionada para os dados em muitas implementações de IoT - fluxos constantes das mesmas leituras de sensores, por exemplo - significa que políticas típicas para retenção de dados são menos eficazes. Por isso, uma filosofia diferente é necessária sobre quais informações manter e quais devem ser descartadas", afirma Friedman. Esse e outros temas serão apresentados na Conferência Gartner Data e Analytics 2018, que ocorre nos dias 22 e 23 de maio, em São Paulo.
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia