Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, quarta-feira, 25 de abril de 2018.

Jornal do Com�rcio

Economia

COMENTAR | CORRIGIR

ind�stria

Not�cia da edi��o impressa de 26/04/2018. Alterada em 25/04 �s 21h25min

Para Ford, posi��o da Fazenda para Rota 2030 'n�o � t�o boa'

Ainda é cedo para que as montadoras tenham opinião sobre o avanço das negociações do Ministério da Fazenda com o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (Mdic) para definição do Rota 2030, defende Rogelio Golfarb, vice-presidente de assuntos corporativos da Ford América do Sul. "O mais importante para nós é a estabilidade das regras e que elas sejam mantidas por um período", disse sobre o novo programa de incentivos ao setor automotivo "Sem estabilidade jurídica, as empresas não conseguem fazer planos de investimento de longo prazo".
Golfarb, que é vice-presidente da Anfavea, admitiu que a proposta em jogo agora, que limita os benefícios tributários previstos para as montadoras, não é tão boa quanto a de créditos, proposta antes pelo Mdic. "Ainda há necessidade de mais negociações", afirmou.
Ministério da Fazenda e Mdic discordam sobre como as montadoras poderiam usar os créditos tributários, fruto de investimentos feitos em pesquisas no País. De um lado, o ministério defende que as empresas poderão utilizá-los só no pagamento de IRPJ (Imposto de Renda da Pessoa Jurídica) e CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido). Já o Mdic, apoiado por todas as montadoras, negocia que os benefícios possam ser utilizados no pagamento de qualquer imposto.
Para Golfarb, ainda que a regra escolhida seja a proposta pelo ministério, a expectativa de crescimento do mercado de 10% a 15% para 2018 não deve ser afetada. "Mas os investimentos feitos pelas companhias no País serão (afetados), o que pode refletir no mercado consumidor mais para frente", afirma.
Na manhã de ontem, a companhia anunciou o início da produção de um motor e câmbio, antes importados da Índia, na fábrica de Taubaté, no interior paulista. O motor 1.5 Ti-VCT e o câmbio de transmissão MX65, que antes eram importados apenas para o modelo EcoSport, passa agora a ser feito no Brasil e usado também no Ka FreeStyle.
JC
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia