Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, ter�a-feira, 17 de abril de 2018.

Jornal do Com�rcio

Economia

COMENTAR | CORRIGIR

Agroneg�cios

Not�cia da edi��o impressa de 18/04/2018. Alterada em 17/04 �s 20h29min

Embargo ao frango leva Brasil � OMC contra a Uni�o Europeia

Nove plantas da BRF devem ser desabilitadas pela Comiss�o Europeia

Nove plantas da BRF devem ser desabilitadas pela Comiss�o Europeia


/NELSON ALMEIDA/AFP/JC
O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, disse ontem que o Brasil vai entrar com uma ação na Organização Mundial do Comércio (OMC) contra a União Europeia (UE), por causa do embargo às importações de carne de frango da BRF e de outros frigoríficos brasileiros. Além disso, o ministro admitiu, pela primeira vez, que essa questão poderá afetar as negociações para um acordo de livre comércio entre Mercosul e União Europeia.
"Temos um problema e isso será colocado na mesa antes de sair o acordo", disse o ministro, que passou uma semana em Bruxelas, na Bélgica, onde tentou convencer, sem sucesso, os europeus de que não há qualquer risco no consumo de carne de frango do Brasil. Maggi informou que hoje a Comissão Europeia aprovará uma lista de frigoríficos que serão desabilitados a exportar carne de frango para a região, incluindo nove plantas da BRF. Somente a partir daí será possível saber se o produto brasileiro estará totalmente fora da UE. "Não se trata de um embargo sanitário. É uma guerra comercial", afirmou.
Desde março do ano passado, quando foi deflagrada a Operação Carne Fraca, da Polícia Federal, o Brasil vem enfrentando uma série de questionamentos não apenas da Europa, mas também de vários mercados. Porém, a situação piorou há cerca de um mês, quando a Polícia Federal realizou a terceira fase da operação, que mostrava um esquema fraudulento entre laboratórios privados e frigoríficos, marcado pela concessão de laudos que atestavam a ausência de salmonela em carnes de aves. Desde então, o próprio Ministério da Agricultura decidiu proibir as vendas dos frigoríficos que estavam sendo investigados para a região.
O ministro explicou que, hoje, o Brasil tem duas formas de exportar frango in natura para a Europa. A primeira consiste em uma cota de 21.600 toneladas, que proíbe a presença de apenas dois tipos da bactéria salmonela. Na segunda, é possível vender até 170,8 mil toneladas de carne com 2% de sal. Há um imposto de 15,4% sobre o valor exportado e a proibição de 2.600 tipos de salmonela. "Nem eles mesmos se entendem em relação às exigências. Estão se aproveitando de nossas fraquezas para nos tirar do mercado em nome da sanidade, que não é verdadeiro", disse Maggi.
Entre as alegações usadas pelos europeus para se manterem inflexíveis, uma delas foi a decisão da Justiça do Rio Grande do Norte de liberar a exportação de pescados para uma empresa espanhola. Devido a uma questão técnica, o Brasil está impedindo de vender peixes para a UE. "A União Europeia entendeu que a suspensão que o governo estava fazendo poderia ser quebrada por uma ação judicial, gerando insegurança jurídica", explicou Maggi. "Eles também reclamam que nós não os avisamos das operações. Mas nós também não somos avisados", completou o ministro.
 

Pa�s ganhar� novos mercados na �sia, afirma ministro

O ministro da Agricultura, Pecu�ria e Abastecimento, Blairo Maggi, anunciou nesta ter�a-feira (17) a abertura de novos mercados �s carnes brasileiras. Informou que est�o em fase final as negocia��es para in�cio das exporta��es de carne bovina para a Indon�sia. Miss�o t�cnica da Indon�sia chegou�na segunda-feira ao Brasil e vai ficar no Pa�s at� a sexta-feira, visitando frigor�ficos em diversos estados. Posteriormente, ser�o definidos os detalhes para a elabora��o do Certificado Sanit�rio Internacional (CSI) que viabiliza os embarques do produto.
A Coreia do Sul ser� outro novo mercado que se abrir� para o Brasil. Os coreanos ir�o importar a carne su�na brasileira, fornecida pelo estado de Santa Catarina, por ser �rea livre da febre aftosa sem vacina��o. As tratativas ser�o conclu�das nos pr�ximos dias.
"Al�m disto est� sendo acertada para maio, possivelmente nas primeiras semanas do m�s, a vinda da t�o esperada miss�o da China, para amplia��o do n�mero de plantas frigor�ficas autorizadas � embarcarem todos os tipos de carnes (bovina, su�na e de aves) aquele pa�s", adiantou Maggi.
O ministro explicou ainda que est� em fase final a reabertura do mercado da R�ssia � carne su�na brasileira. O ministro j� enviou carta �s autoridades sanit�rias russas informando as medidas adotadas pelo Brasil para viabilizar a volta dos embarques aquele mercado. As exporta��es � R�ssia foram suspensas em dezembro de 2017, sob a alega��o de presen�a de ractopamina em cortes su�nos. Est� prevista para o pr�ximo dia 24 de abril, reuni�o entre autoridades sanit�rias do Brasil e da R�ssia para os acertos finais � retomada do com�rcio.
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia