Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, ter�a-feira, 10 de abril de 2018.

Jornal do Com�rcio

Economia

COMENTAR | CORRIGIR

Petr�leo

Not�cia da edi��o impressa de 11/04/2018. Alterada em 10/04 �s 22h44min

CNPE d� aval para ANP rever conte�do local de contratos

Contrata��o de plataformas vai obedecer aos limites estabelecidos

Contrata��o de plataformas vai obedecer aos limites estabelecidos


/PETROBRAS/DIVULGA��O/JC
Conselho Nacional de Pol�tica Energ�tica (CNPE) publicou, no Di�rio Oficial da Uni�o (DOU) de ontem, resolu��o que permite � Ag�ncia Nacional do Petr�leo, G�s Natural e Biocombust�veis (ANP) rever os percentuais de conte�do local de contratos de concess�o firmados at� a 13� Rodada de Licita��o e tamb�m da primeira e segunda rodadas de partilha, relativas ao pr�-sal.
A diretoria da ANP vai, aprovar em reuni�o interna hoje, o percentual de 40% de conte�do local para a contrata��o de plataformas de produ��o de petr�leo instaladas em �reas dessas rodadas, segundo o secret�rio executivo do Minist�rio de Minas e Energia, M�rcio Felix.
A resolu��o encerra um debate sobre conte�do local que j� durava cinco anos. A ind�stria petroleira reivindicava a regulamenta��o da ferramenta de waiver, de revis�o dos percentuais de conte�do local pela ag�ncia reguladora.
O governo do presidente Michel Temer (PMDB) acabou com esse instrumento, ao exclu�-lo dos contratos relativos �s �reas leiloadas a partir da 14� Rodada, realizada no ano passado. Mas muitos pedidos de revis�o de percentuais de contratos passados ficaram pendentes por falta de regulamenta��o do waiver.
At� a 13� Rodada, os percentuais exigidos para a constru��o de plataformas, principal custo das petroleiras, giravam em torno de 70%.
A decis�o da ag�ncia de reduzir a exig�ncia significa, portanto, um ganho para as companhias. A nova meta, no entanto, � maior do que o percentual que passou ser adotado na 14� Rodada, de 25%.

Petrobras quer op��o para f�bricas de fertilizantes

O presidente da Petrobras, Pedro Parente, enviou carta a dois deputados federais - Jos� Carlos Aleluia (DEM-BA) e Andr� Moura (PSC-SE) - na qual afirma que a empresa est� � disposi��o dos parlamentares para buscar alternativas � hiberna��o das f�bricas de fertilizantes, as Fafens, da Bahia e Sergipe, desde que n�o haja preju�zos para a estatal.
Por enquanto, a companhia trabalha com a data de 31 de outubro para desligar as m�quinas das duas unidades, como comunicou aos parlamentares. As f�bricas de fertilizantes foram inclu�das no programa de desinvestimento da Petrobras, que est� disposta a deslig�-las antes mesmo de se desfazer das Fafens, por considerar que a opera��o das duas gera preju�zos e, por isso, n�o tem justificativa econ�mica.
No final de mar�o, a estatal comunicou ao mercado a decis�o de hibernar as f�bricas. Aos funcion�rios informou que o plano de interrup��o das atividades ser� divulgado em abril e que a conclus�o do processo seria no fim do primeiro semestre deste ano. A not�cia mobilizou pol�ticos dos dois estados. Uma semana ap�s o an�ncio, a Petrobras voltou atr�s e divulgou novo comunicado, no qual informou a extens�o do prazo por mais quatro meses, para o fim de outubro.
"Ganhamos um tempo precioso para montar uma for�a-tarefa com a participa��o dos governos de Bahia e Sergipe, e as entidades da classe industrial para evitar o desmonte de uma cadeia de produ��o preciosa para nossa economia", avaliou Aleluia, em nota distribu�da por sua assessoria de imprensa.
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia