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Economia

- Publicada em 08 de Abril de 2018 às 22:55

Barbearias investem muito além de barba, cabelo e bigode

Locais se destacam por oferecer experiência além da tradicional

Locais se destacam por oferecer experiência além da tradicional


VISUALHUNT/DIVULGAÇÃO/JC
Eduardo Lesina
De tempos em tempos, algum modelo de negócio se sobressai dentro do mercado. Com características específicas, público-alvo bem definido e de duração determinada, utiliza-se do modismo para atrair seus clientes. Foi assim com pet shops, temakerias, paletas mexicanas. Hoje, as barbearias "gourmet" são o expoente das lojas desse tipo.
De tempos em tempos, algum modelo de negócio se sobressai dentro do mercado. Com características específicas, público-alvo bem definido e de duração determinada, utiliza-se do modismo para atrair seus clientes. Foi assim com pet shops, temakerias, paletas mexicanas. Hoje, as barbearias "gourmet" são o expoente das lojas desse tipo.
Definida como loja Pop Up, essa estratégia de negócio tem prazo de duração específica. O gerente de Indústria, Comércio e Serviços do Sebrae-RS, Fábio Krieger, aponta o planejamento dos empresários como fator característico para esse tipo de negócio: "as lojas se moldam para esse comportamento, visando aproveitar a oportunidade de lucro no tempo determinado". Entretanto o que faz um negócio virar moda? No caso das barbearias - que estavam a beira da extinção -, o responsável pelo retorno foi, por óbvio, o retorno da barba como moda entre os homens.
Nos últimos cinco anos, as barber shops ressurgiram com a força necessária para modificar a ordem das empresas com pé no modismo. Nomes fortes, como o Seu Elias, original de Belo Horizonte, que ficou famoso por atender jogadores da seleção brasileira, e Eduardo Muller, barbeiro e palestrante de cursos para barbearias, o estilo de negócio foi se formando até se estabilizar nos conceitos de hoje.
O aspecto vintage desses novos estabelecimentos é o que reforça a moda entre os homens. A identidade visual serve como atrativo aos clientes que buscam um tratamento diferente do que era oferecido há algum tempo. "Consumidor está sempre buscando experiência", explica Krieger. Segundo ele, com os avanços da compra on-line, o consumidor passou a não se envolver mais com a compra física com a mesma frequência - ou com a mesma forma -, mas, sim, a selecionar experiências que podem ser adquiridas e fazer uso delas pelo bom gerenciamento do tempo. É nesse contexto que as novas barbearias se inserem, trazendo novidades, como mesas de sinuca, cervejas e videogames, a fim de se destacar.
Nessa ideia de otimização de tempo, Krieger analisa a funcionalidade dos atrativos desses novos negócios. "Cortar o cabelo ou a barba não precisa ser uma atividade desgastante, e pode ser uma experiência na qual se pode jogar, beber uma cerveja, assistir a um jogo de futebol, ler uma revista ou conversar com pessoas."
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