Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, quinta-feira, 05 de abril de 2018.

Jornal do Com�rcio

Economia

COMENTAR | CORRIGIR

Neg�cios Corporativos

Not�cia da edi��o impressa de 05/04/2018. Alterada em 05/04 �s 02h37min

Cade investiga cartel de disco r�gido de computadores

A Superintend�ncia-Geral do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econ�mica) vai investigar cartel no mercado global de componente de disco r�gido usado em computadores. O processo administrativo para apurar a pr�tica de cartel internacional, com poss�veis efeitos no Brasil, foi instaurado ontem.
Os componentes vendidos s�o chamados de suspension assemblies, respons�veis por manter a posi��o de um leitor de suporte magn�tico sobre a superf�cie de um disco que esteja girando rapidamente.
De acordo com a nota t�cnica de instaura��o do processo, h� evid�ncias de que empresas dividiram o mercado e combinaram pre�os em respostas a pedidos de cota��o de clientes. As companhias tamb�m compartilharam informa��es concorrencialmente sens�veis, principalmente com rela��o a pre�os; a licita��es privadas de clientes; a aloca��o de volumes de clientes; a capacidade produtiva e a taxas de utiliza��o de cada empresa. O objetivo dessa pr�tica, de acordo com o Cade, era estabilizar pre�os e reduzir a concorr�ncia nas vendas do produto.
Segundo o Cade, as cinco empresas investigadas s�o as seguintes: Hutchinson Technology Inc.; Magnecomp Precision Technology Public Co. Ltd; NHK Spring Co., Ltd.; TDK Corporation; e SAE Magnetics (H.K.) Ltd.
Pelo menos 38 pessoas ligadas a essas empresas teriam conduzido a pr�tica por meio de reuni�es e trocas de e-mail. H� informa��es que isso ocorreu pelo menos entre 2003 e 2016.
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia