Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, segunda-feira, 02 de abril de 2018.

Jornal do Com�rcio

Economia

COMENTAR | CORRIGIR

Petr�leo

Not�cia da edi��o impressa de 03/04/2018. Alterada em 02/04 �s 23h30min

Produ��o dos campos do pr�-sal bate recorde

Campo de Lula, na Bacia de Santos, continua como o mais produtivo

Campo de Lula, na Bacia de Santos, continua como o mais produtivo


/AGENCIA PETROBRAS/DIVULGA��O/JC
A produ��o de petr�leo e g�s natural nos campos do pr�-sal totalizou 1,763 milh�o de barris de �leo equivalente por dia em fevereiro, registrando crescimento de 2,3% em rela��o a janeiro e atingindo um novo recorde de produ��o na regi�o. Os dados foram divulgados ontem, no Rio de Janeiro, pela ANP (Ag�ncia Nacional do Petr�leo, G�s Natural e Biocombust�veis). Eles indicam que a produ��o dos campos do pr�-sal j� responde por mais da metade de todo o petr�leo e o g�s natural extra�dos nas bacias sedimentares do Pa�s, com 53,3% da produ��o nacional.
A produ��o de petr�leo atingiu 1,408 milh�o de barris por dia, havendo, ainda, 56 milh�es de metros c�bicos di�rios de g�s natural por meio de 83 po�os produtores. O recorde anterior de produ��o nos campos do pr�-sal era de 1,723 milh�o de �leo equivalente, resultado obtido em janeiro deste ano.
Os dados divulgados pela ANP indicam que a produ��o de petr�leo nos campos nacionais somou em fevereiro 2,617 milh�es de barris de �leo equivalente por dia, um aumento de 0,1% na compara��o com janeiro, mas uma queda de 2,2%, se comparada com fevereiro de 2017.
J� a produ��o de g�s natural totalizou 110 milh�es de m� por dia. Houve uma queda de 2,3% na compara��o com o m�s anterior, mas neste caso um aumento de 3%, se comparado com o mesmo m�s de 2017.
A ANP indica que o Pa�s vem queimando cada vez menos g�s natural e consequentemente aumentando o aproveitamento do produto no mercado interno e tamb�m o volume disponibilizado. Os n�meros mostram, tamb�m, que o aproveitamento de g�s natural no Brasil em fevereiro alcan�ou 96,7% do volume total produzido, tendo sido disponibilizados ao mercado 60,5 milh�es de metros c�bicos por dia. A queima de g�s somou 3,6 milh�es de metros c�bicos por dia, uma redu��o de 10,5% se comparada a janeiro e de 9% em rela��o ao mesmo m�s em 2017.
O campo de Lula, na Bacia de Santos, continua sendo o de maior produ��o de petr�leo e g�s natural do Pa�s, com uma m�dia de 850 mil barris de petr�leo por dia e outros 36,2 milh�es de metros c�bicos di�rios (m3/d) de g�s natural. Ainda no Campo de Lula, a FPSO Cidade de Saquarema (unidade flutuante de produ��o, armazenamento e transfer�ncia de petr�leo e g�s natural) foi a instala��o com maior produ��o de petr�leo, tendo extra�do em fevereiro 150,3 mil barris de petr�leo por dia por meio de sete po�os a ela interligados.
Os campos mar�timos responderam por 95,5% do petr�leo produzido e por 83,5% do g�s natural. A produ��o nacional se deu a partir de 7.698 po�os, sendo 704 mar�timos e 6.994 terrestres. J� os campos operados pela Petrobras produziram 93,9% de todo o petr�leo e g�s natural extra�do nos campos nacionais.
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia