Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, quarta-feira, 04 de abril de 2018.

Jornal do Com�rcio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Roberto Brenol Andrade

Palavra do Leitor

Not�cia da edi��o impressa de 04/04/2018. Alterada em 03/04 �s 21h25min

Corrup��o

Lastimável, profundamente lastimável, o que autoridades do Judiciário, inclusive ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), têm afirmado sobre a corrupção no Brasil. Ela seria sistêmica, incluindo servidores públicos e políticos, e se tornou um modelo de vida pública. Isso tem que acabar mesmo, doa a quem doer, via Executivo, Legislativo e, principalmente, Judiciário. (Manoel dos Santos Prado, Porto Alegre)
Corrupção II
Impressionante como quase todo mundo que é preso por corrupção acaba adoecendo... Claro, cadeia não faz bem para ninguém. Mas, quando armavam e faziam suas falcatruas com dinheiro público, do povo, por certo a saúde não os preocupava. (Maria da Graça Carlile)
Eleições e candidatos
É impressionante a carência de novos políticos válidos, respeitáveis, sem máculas, objetivando o pleito eleitoral do final deste ano, especialmente para os cargos do Poder Executivo. Será que até lá eles despontarão? O povo, então, encontrará novas e luzidas opções? (George Teixeira Giorgis, advogado, Bagé/RS)
Banrisul
Atualização do programa de segurança do Banrisul, o Truster Rapport, tem bloqueado computadores, que ficam sem funcionar. Isso acontece ao se acessar a conta, o home banking, via internet, do Banrisul, quando é pedida a atualização. Equipe de informática do banco deve verificar o que está ocorrendo. (Rodrigo Bernardes, Porto Alegre)
Furtos
Estão roubando e furtando demais em São Leopoldo. No último sábado, dia 31 de março, amiga minha deu uma saída e, na volta, à tarde, viu sua casa revirada. Levaram tudo, até o seu carro. Está demais a insegurança no Estado. (Carla Figueiredo, São Leopoldo/RS)
Justiça
Nossa (in)Justiça brasileira evoca Luis XV: "Depois de mim, o Dilúvio"; Kerenski: depois dele, Stalin; Tratado de Versalhes, pós-I Guerra: depois dele, Hitler! Enredados no cipoal jurídico latino-americano, propositalmente incompreensível, dúbio e perverso, a Suprema Corte, o Congresso e nosso Executivo desgovernado flertam com o suicídio coletivo de uma Nação historicamente alienada. "Até quando abusarão da nossa paciência?" Apostam na ignorância, na credulidade e na indiferença do povo subalterno, que tudo aceita, esboçando, no máximo, um sorriso maroto de quem sabe estar sendo enganado, mas disfarça. (Paulo Sérgio Arisi, jornalista)
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Dorian R. Bueno 04/04/2018 09h17min
MINHA HOMENAGEM AO CENT�SIMO NONO ANIVERS�RIO DO INTERNACIONAL!!!nLembro quando era bem crian�a com os meus sete anos numa �poca de Natal, o meu padrinho chegou para mim com um fardamento completo do INTERNACIONAL, com chuteira de preguinho, uma bola n� 5 de couro e evidente que logo me senti um pequeno jogador de futebol. Vesti correndo aquele uniforme cheirosinho de loja e convidei meus Irm�os mais os amiguinhos, para ir jogar BOLA ali no campinho do Alim Pedro no IAPI, e poder estrear tudo em alto estilo. O legal era o barulho que a chuteira fazia quando estava caminhando pela cal�ada e acordava a vizinhan�a e os seus bichos com aquele TAC TAC TAC. O meu querido Paiz�o ficava olhando e pensando. Perdi um filho GREMISTA, mas tomara que ele cres�a e seja um craque como aquele jogador Preguinho que foi o primeiro jogador a marcar um gol pela Sele��o do Brasil em Copas do Mundo. Considerando que jogador de futebol troca de camisa e ainda beija a nova em cada temporada, pode ser �tima esta mudan�a e at� penso que virar a casaca depois de estar bem maduro, pode ser perigoso ou um grande neg�cio. Deus sabe o que � melhor para n�s, Am�m Colorados. Abs. Dorian Bueno, POA, 04.04.2018n