Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, segunda-feira, 02 de abril de 2018.

Jornal do Com�rcio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Roberto Brenol Andrade

Palavra do Leitor

Not�cia da edi��o impressa de 03/04/2018. Alterada em 02/04 �s 23h30min

Ci�ncia e Tecnologia

� sabido e corriqueiro o baixo desempenho do Brasil, no que se refere � produ��o e transfer�ncia de tecnologias. Uma simples demonstra��o disso � que, em 2017, a maior empresa deposit�ria de registros de patentes chinesa realizou 10 vezes mais registros que todos os dep�sitos feitos no Brasil. As raz�es historicamente s�o conhecidas: v�o desde a falta de estrutura em �rg�os como o INPI, passando pela falta de est�mulo aos empres�rios e aos centros de pesquisa e universidades. O or�amento de 2018 de Ci�ncia e Tecnologia (C&T) � 20% menor do que o aplicado em 2017. Sem est�mulos e pol�ticas eficientes, ocuparemos sempre uma posi��o caudat�ria no cen�rio de produ��o tecnol�gica do mundo. Dados da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) apontam que para cada real investido em C&T h� um retorno de quatro reais em desenvolvimento econ�mico e social. Em um ano de escolhas de representantes pol�ticos, que a pauta dos investimentos em C&T esteja entre nossas preocupa��es. (Cl�udio Farias, IFRS/Campus Porto Alegre)
Tr�nsito
Porto Alegre, nos seus 246 anos, est� provando que, hoje em dia, n�o tem mais ruas e avenidas para escoar os cerca de 800 mil ve�culos que nela transitam. As avenidas perimetrais ajudaram, mas n�o resolveram nestes dias. Falta concluir obras da Copa de 2014 o que, parece, come�ar� a ser feito agora. � a esperan�a, talvez a �ltima, para que se possa andar um pouco melhor na cidade. (Luciano Mendes, Porto Alegre)
Inconstitucional
A assun��o de Jos� Sarney (PMDB) ao governo brasileiro foi inconstitucional. Novas elei��es se exigia e ficou por isto mesmo. O Funrural � inconstitucional, o STF decidiu, mas ficou por isso mesmo. A multa tribut�ria ser superior ao imposto devido � inconstitucional, mas as multas s�o superiores ao imposto devido e incidem, por lei inconstitucional, a cada ano de atraso e ficou por isso mesmo. Fomos for�ados a pagar taxas sindicais mesmo a Constitui��o proibindo a obriga��o. Ficou mais de 30 anos por isso mesmo. A pris�o de Lula sem senten�a em tr�nsito em julgado que assim o considere, tamb�m � inconstitucional, absolutamente inconstitucional, e por que n�o ficar por isso mesmo? Em resumo, somos um pa�s inconstitucional. (Olavo Saldanha do Prado Lima, advogado, Livramento/RS)
Universidade
Assim como Mariano da Rocha Filho foi o grande criador da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), tamb�m Dom Ant�nio Z�tera foi o grande criador da Universidade Cat�lica de Pelotas, a nossa querida Ufpel. (Samir Curi Hallal, economista, Pelotas/RS)
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia