Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, quinta-feira, 12 de abril de 2018.

Jornal do Com�rcio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Jaime Cimenti

Livros

Not�cia da edi��o impressa de 13/04/2018. Alterada em 12/04 �s 18h10min

Silvio Santos, o maior

Chacrinha foi criativo, genial, imortal e decretou "quem não se comunica, se trumbica". Mas Silvio Santos é, sem dúvida, o maior comunicador de todos os tempos. O "homem do baú", que até chegou a ser candidato a presidente da República, personifica a evolução da televisão no Brasil e se transformou numa das personalidades mais conhecidas da história recente do País. Admirado e amado por pessoas das mais diversas gerações, Santos construiu uma relação de proximidade com o público que, provavelmente, nenhum outro astro conseguiu.
Silvio Santos - A biografia (Universo dos Livros, 280 páginas), de Marcia Batista, professora e editora, e Anna Medeiros, publicitária e escritora, biografia não autorizada, revela, por meio de relatos e documentos exclusivos, as conquistas e dificuldades do homem que segue trabalhando aos 87 anos e impactando o cotidiano brasileiro. Generoso, simples e trabalhador, Silvio se tornou um dos empresários brasileiros mais bem-sucedidos, em inúmeros negócios, especialmente pela própria rede de televisão, que já soma mais de 36 anos.
A obra começa narrando o dramático sequestro sofrido pelo apresentador, em sua própria casa, em 2001, quando esteve algumas horas de cara com a morte. Passa pela meninice, pelo conhecido faro para negócios, pela luta para concorrer com a Globo, o sucesso do Baú da Felicidade, a relação com Hebe Camargo, os dois casamentos, as aspirações políticas, os altos voos, os muitos prêmios e homenagens; e mostra, ainda, o SBT do século XXI. O livro permite aos leitores conhecer muitas facetas desse ícone que segue se renovando.
O Silvio pai de família, apresentador, gestor de negócios, descobridor de talentos, empreendedor e o "homem que enxerga com a alma" está nos capítulos do volume. Muitos consideram Santos a maior unanimidade nacional. Apesar de ser um dos homens mais ricos do Brasil, não é de esbanjar e ostentar riquezas e, dizem, quando está com a família na residência dos Estados Unidos, faz supermercado, cozinha e lava louça. Com seis filhas e vários netos, a família cresce.
Claro que Silvio Santos não é isento de críticas. Acertou e errou. Envolveu-se em polêmicas e tomou decisões questionáveis. Sua impressionante vida segue, ainda com muitos capítulos pela frente. "Silvio Santos vem aí!", sempre com novidades e sempre imitado por mais e mais amadores e profissionais.

lan�amentos

O homem de lata (Faro Editorial, 160 páginas), da atriz e escritora inglesa Sarah Winman, é seu romance de estreia, ganhou vários prêmios e tornou-se best-seller internacional. Narra a história de Ellis e Michael, dois garotos de 12 anos que, em 1963, se tornaram grandes amigos. Um dia, algo maior aconteceu entre eles. Dez anos depois, Ellis casou e Michael não está por perto. O que houve?
Conversas de Livraria & Avulsas (Livraria Palmarinca, 240 páginas), do engenheiro, poeta e articulista Jorge Alberto Benitz, apresenta, na primeira parte, histórias que giram em torno de uma livraria e frequentadores; e, na segunda, reflexões do autor sobre temas políticos e históricos contemporâneos, bem como interessantes conversas com taxistas sobre assuntos do cotidiano.
Onde está a banda The Beatles? Encontre o quarteto mais famoso de Liverpool (Ciranda Cultural, 30 páginas) com ilustrações de Moreno Chiacchiera, no estilo Onde está Wally?, mostra os cabeludos ingleses em vários locais como Cavern Club e Abbey Road, aeroporto de Nova Iorque e outros. Yoko Ono, David Bowie e muitos outros também aparecem nos divertidos e coloridos desenhos.
 

O Gua�ba, o porto e o Buti�

Tudo come�ou �s margens do Gua�ba. Acho que estamos voltando ao come�o, que j� n�o era sem tempo. Depois de "discutirmos a rela��o" com o Gua�ba, acho que bom tempo de conv�vio vem a�. Boa parte do rio est� debaixo da Rua da Praia, rua que est� enterrada, ali�s, no belo livro do Nilo Ruschel, como disse o Carlos Reverbel. Aterramos e polu�mos bastante nosso Gua�ba e colocamos um muro � beira dele, que, um dia, quem sabe, nos servir� de prote��o se suas �guas se enfurecerem. A maior parte dos navios e embarca��es do porto de Porto Alegre navegaram para Rio Grande e n�s seguimos calados com nosso pequeno calado. Mas nosso cais n�o deve ser apenas "uma saudade de pedra", como disse o poeta Fernando Pessoa. O projeto Cais Mau� est� andando. Dessa vez tomara que desencalhe de vez.
As constru��es na Edvaldo Pereira Paiva e as obras da Usina do Gas�metro v�o nos ajudar a abra�ar, de novo, o Gua�ba. O projeto previsto para a antiga �rea do Estaleiro S�, Parque do Pontal, est� por receber a licen�a de instala��o e h� quem pense na revitaliza��o das margens da Vila Assun��o, Tristeza e Ipanema. Ipanema, por sinal, uma das caminhadas mais bonitas da cidade.
Das proximidades da ponte do Gua�ba at� a praia das Pombas, temos aproximadamente 72 quil�metros de costa, um grande potencial cultural e tur�stico que precisa ser bem aproveitado pelos habitantes e pelos visitantes. O Parque de Itapu� pode e deve ser mais visitado, claro que com os cuidados ambientais devidos.
Em Itapu�, logo depois da praia do Lami, que vem sendo bem aproveitada, se estabeleceu o Restaurante Buti�, � beira do Gua�ba. Na sede da antiga fazenda, a apenas uma hora de Porto Alegre, tem almo�o, piquenique e lanches feitos, em sua maior parte, com insumos locais e frescos. Boa parte da alimenta��o � org�nica. N�o � apenas um restaurante. Passeios de barco e trilhas no Parque Estadual de Itapu� est�o dispon�veis, para as pessoas redescobrirem o Gua�ba, a flora e a fauna da regi�o. Quem quiser ir de barco pode at� pernoitar por l�. Quem quiser ficar apenas relaxando nas espregui�adeiras, curtindo a companhia da fam�lia, filhos, netos, amigos e cachorros e contemplando o Gua�ba estar� bem � vontade, na sombra ou no sol.
Nos finais de tarde de domingo, espet�culos musicais acontecem no Buti�. A Orquestra Jovem e Jo�o Maldonado e trio j� se apresentaram e outros eventos j� est�o agendados. O Buti� � um bom exemplo de aproveitamento adequado do potencial tur�stico da regi�o e serve como inspira��o para o poder p�blico e privado. Henrique Theo M�ller, propriet�rio, e fam�lia recebem as pessoas.
Em passeios de barco, os visitantes podem vislumbrar o encontro das �guas do Gua�ba com a Lagoa dos Patos e ver a constru��o do belo Farol de Itapu�, erguido em 1860. D� para ver alguns animais da regi�o e observar os �ltimos resqu�cios de mata atl�ntica da regi�o metropolitana e, ainda, relembrar fatos hist�ricos relacionados � Guerra dos Farrapos.

a prop�sito...

Num momento municipal, estadual e federal cheio de agruras pol�ticas, econ�micas e �ticas de doer, ao menos temos estas not�cias boas sobre o que ocorre na beira das �guas atuais do Gua�ba. �guas que devem mover os moinhos que nos d�o farinha para fazer sonhos, p�es e seguir adiante. Falando nisso, pe�o aqui que n�o dificultem o acesso das pessoas � Ilha do Pav�o e ao uso do Catamar� que leva passageiros para Gua�ba com compet�ncia, pontualidade e utilidade. Nosso casamento e nossa rela��o com o Gua�ba est�o em boa fase. Tomara que continue, que melhore ainda mais pois, afinal, a vida � a arte do encontro. Com as �guas do Gua�ba, assim como com as �guas do mar e da vida, precisamos nos reencontrar sempre. (Jaime Cimenti)
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia