Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, domingo, 15 de abril de 2018.

Jornal do Comércio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
José A. V. da Cunha

Intervalo

Notícia da edição impressa de 16/04/2018. Alterada em 13/04 às 20h56min

Os desafios do novo momento...

O auditório da ARP vai sediar no próximo dia 26 o ABA Marketing in Porto Alegre, iniciativa da Associação Brasileira de Anunciantes que pretende analisar os desafios de gerir marcas em um cenário de quebra de padrões em todos os setores, da economia e consumo às relações sociais. Essas transformações impõem novas demandas para que o marketing possa construir relevância e impactos positivos para marcas de produtos e serviços, acredita a presidente executiva da entidade, Sandra Martinelli, que fará a abertura do evento.

O governo consulta

A Secretaria de Comunicação da Presidência da República está ouvindo a sociedade antes de abrir licitação para a contratação de empresas para criação, intermediação e veiculação de comunicação digital. Entidades que representam agências e veículos, como Abap, Fenapro, Abert, ANER e ANJ já enviaram contribuições críticas à Secom. E a principal reivindicação defende que a comunicação digital que o governo federal pretende contratar deveria ser criada e intermediada por agências de publicidade, tudo sob o regime da lei 12.232/10, que rege o negócio da propaganda. Segundo as entidades, a alteração do veículo para o meio digital não muda a natureza da atividade nem o seu propósito.

...em uma sociedade conectada

Economia colaborativa, consumo consciente e democratização da informação estarão na ordem do dia que discutirá o momento do varejo e a expectativa dos consumidores em uma sociedade totalmente conectada. Estes aspectos configuram um cenário desafiador e estimulante para lidar com o marketing e comunicação, acreditam os organizadores do ABA Marketing. Por isso, o evento também se debruçará sobre a forma como as lideranças do mercado de marketing e comunicação encaram o atual dilema de lidar com as mudanças para manter a relevância.

No coração das corporações

Andrea, Max Lacher, Ana Cláudia e Nepomuceno

Andrea, Max Lacher, Ana Cláudia e Nepomuceno


/COLETIVA/DIVULGAÇÃO/JC
O projeto Coletiva Debates promoveu na semana passada uma discussão interessante sobre o papel da comunicação empresarial como braço direito da estratégia corporativa. Sob a condução do professor Max Lacher, diretor da ESPM, o ex-superintendente de Comunicação da Assembleia Legislativa Marcelo Nepomuceno, a diretora da Comfoco, Ana Cláudia Rimoli, e a gerente de Marketing da Santa Casa, Andrea Schüür, pontuaram questões sobre a relevância deste segmento e seus desdobramentos, como o endomarketing e a área de eventos. Ana Cláudia foi muito enfática na defesa do Endo e disse que "a parceria com o consumidor e com o colaborador é o que dá norte à empresa".

AGÊNCIAS

ESCALA criou ação para Lojas Pompéia durante três dias no programa Big Brother Brasil. Os participantes do BBB interagiram com a marca em três momentos, sendo que em um deles, no dia de festas no programa, a ação foi Trending Topic (TT) Brasil e a quinta nos TTs mundiais do Twitter.
VÍRGULA - Agência de Estratégia, dos publicitários Cláudio Oliveira e Rodrigo Vicêncio, é a responsável pela criação da campanha de divulgação do Curso de Gestão Financeira em Ambientes de Crise, da empresa Mirar Gestão Empresarial. Ação inclui spots, anúncios impressos, material promocional e web.

TÁ LIGADO

A comunicação, os negócios e as grandes causas da sociedade são o tema central do 21º Congresso Mega Brasil de Comunicação, Inovação e Estratégias Corporativas, que será realizado nos dias 16 e 17 de maio, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo. Serão, no total, 14 atividades ao longo dos dois dias, entre conferências e mesas-redondas, mais Arena da Inovação, Prêmio Personalidade da Comunicação, Top Mega Brasil e lançamento do Anuário da Comunicação Corporativa. As inscrições estão abertas e podem ser feitas em megabrasil.com.br/Congresso2018.

GENTE

Camilo_Coutinho_Youtube_ coluna Intervalo divulgação Coletiva

Camilo_Coutinho_Youtube_ coluna Intervalo divulgação Coletiva


/COLETIVA/DIVULGAÇÃO/JC
Camilo Coutinho, membro do programa Contributors do Youtube, que reúne 200 canais do mundo todo, vem a Porto Alegre ministrar o curso 'Play', sobre produção de conteúdo em vídeo. Abordará o processo que envolve o trabalho, como planejamento, roteiros, formatos de vídeos, conteúdos para lives e otimização. Coutinho é estrategista digital especializado em vídeos e otimização para Youtube. Criou o canal Play de Prata, fundou a Double Play Media e foi eleito pelo YouPix como uma das 30 pessoas mais influentes no digital. Mais sobre ele o e curso estão em tudodeshare.com.br/cursos/play/porto-alegre/.
O publicitário Robert Orlich integrou-se à equipe da Zeppelin Filmes para atuar como diretor de Cena. Natural da Costa Rica, tem formação em Cinema pela Universidade Del Cine, de Buenos Aires, e foi diretor de Criação de agências como Léo Burnett e Publicis, em El Salvador, e TBWA, no país de origem.

PARCEIROS

Capacità Eventos organizou pelo 22º ano o Fórum da Liberdade, evento promovido pelo Insituto de Estudos Eempresarias na semana passada. Com a coordenação da diretora Eliana Azeredo, a empresa mobilizou mais de 100 pessoas e quatro caminhões para montar uma cenografia especial. Eliana disse que foram dedicados cinco meses de trabalho para pensar e desenvolver um projeto diferenciado para esta edição. Para ela, o maior desafio do projeto é se reinventar a cada ano, inclusive para não estar atualizada em relação ao tema do evento - que, este ano, foi "A Voz da Mudança".

PERFIL


COLETIVA/DIVULGAÇÃO/JC
O perfil publicado nesta semana por Coletiva.net é da publicitária Irenita Boff.

BY THE WAY...

... dom Irno não se conforma com a radicalização de paixões; em relação às da política, então, prefere manter distância.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia