Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, domingo, 15 de abril de 2018.

Jornal do Comércio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Fernando Albrecht

Começo de Conversa

Notícia da edição impressa de 16/04/2018. Alterada em 15/04 às 20h15min

Ainda em ação

Guilherme Kolling, interino
Direta ou indiretamente, o ex-senador Pedro Simon foi o responsável pela indicação dos candidatos do PMDB nas 10 eleições ao Piratini desde a redemocratização. Em 1982 e 1986, ele mesmo disputou o governo do Estado. Depois disso, articulou as candidaturas de José Fogaça (1990 e 2010), Antonio Britto (1994 e 1998), Germano Rigotto (2002 e 2006) e José Ivo Sartori (2014 e, muito provavelmente, 2018).

Nos bastidores


DANIEL KIELING/DIVULGAÇÃO/JC
Aos 88 anos, Pedro Simon não para. Além de cumprir roteiros pelo Brasil, segue sendo a liderança máxima do PMDB gaúcho, mesmo que não tenha mandato nem cargo executivo na legenda. Atua nos bastidores, assim como aconteceu neste fim de semana, em Canela, quando optou por sair do primeiro plano e atuar de fotógrafo do filho e deputado Tiago Simon.

Junta Comercial

Itacir Amauri Flores aceitou o convite do governador José Ivo Sartori e assumirá a presidência da Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul (JucisRS). A posse deve ocorrer ainda nesta semana, junto ao Colégio de Vogais da JucisRS. Flores, atualmente, é vice-presidente da instituição.

Turismo na Rússia

O repórter Eduardo Lesina traz um panorama das principais atrações turísticas das cidades-sede da Copa da Rússia. O Mundial de futebol ocorre de 14 de junho a 15 de julho deste ano. A matéria está nas páginas 14 e 15.

Telerreciclagem

Em um momento em que a coleta de lixo é uma das principais queixas de Porto Alegre, a informação de que uma startup recolhe resíduos difíceis de reciclar repercutiu entre os leitores. Vários pediram o contato da Ecollect, informação que a coluna complementa agora: ecollectpoa@gmail.com / (51) 98525-5995.

Cais Mauá

O consórcio Cais Mauá do Brasil, responsável pelas obras de revitalização do antigo porto da Capital, dará preferência para empresas gaúchas ao contratar os serviços de restauração dos armazéns históricos. A informação é do diretor-presidente da Cais Mauá, Vicente
Criscio. Ele confirmou a intenção ao presidente do Sindicato das Indústrias da Construção Civil
(Sinducson-RS), Aquiles Dal Molin Júnior, e ao ex-presidente da entidade Ricardo Sessegollo em reunião na semana passada.

Hamburguerias

Um negócio que não para de crescer é o de hamburguerias. Reportagem de capa do caderno Empresas & Negócios desta edição revela alguns números desse mercado, que ganha espaço com a abertura de franquias. Parece que não é apenas uma onda gastronômica passageira, mas uma tendência que veio para ficar.

Considerações do titular

De casa, o titular da coluna, Fernando Albrecht, envia novas informações sobre sua recuperação e, bem-informado sobre o noticiário, aproveita para escrever algumas considerações.
A gula
Minha rotina pós-cirurgia, já em casa, segue inalterada, salvo que, nos tempos de paz, caminhava em torno de cinco quilômetros, dia sim, dia não.
Hoje, 25 minutos já me cansam – são viagens ao redor do meu quarto. Quanto à fome, a tenho de sobra. Pode faltar comida, apetite não.
O vazado
Tanto vai o cântaro à fonte que um dia se quebra, já dizia um provérbio bíblico. Como é que Mark Zuckerberg achou que seus vazamentos no Face não despertariam atenção? Isso mostra que todo gênio tem um lado ingênuo, para não usar outra palavra.
Que o banco de dados da rede era cedido/vendido era óbvio, tanto que bastava botar alguma palavra comercial que logo vinham catadupas de e-mails oferecendo produtos relacionados.
Sem segredo
Além do mais, Mark Zuckerberg deveria ter usado a expertise brasileira de vazamentos. Aqui, vaza tudo: fotos, textos, vídeos e ações em segredo de Justiça, sem que os responsáveis sejam descobertos.
Este mundo é um hospício
A história, hoje, é um festival de ironias. Os malvados Estados Unidos, de Donald Trump, viraram os mocinhos do planeta porque encheram os malvados sírios com mísseis. Já estes mesmos malvados sírios, apoiados pelos igualmente malvados russos, estão acumulando vitórias e mais vitórias contra o supermalvado Estado Islâmico.
A roda gira
A mais recente pesquisa de intenções de voto ao Planalto mostra que o ex-presidente Lula (PT) perdeu um bocado do seu eleitorado após a prisão. Frustrou-se quem achava que ele era blindado e que esta couraça o protegeria de qualquer processo e prisão. O PT, agora, luta em dois fronts: precisa achar um poste de bom tamanho e uma pilha nova.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia