Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, sexta-feira, 20 de abril de 2018.

Jornal do Comércio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Fernando Albrecht

Começo de Conversa

Notícia da edição impressa de 12/04/2018. Alterada em 11/04 às 22h08min

Novo empreendimento...

MARCELO G. RIBEIRO/JC
Guilherme Kolling, interino
O prédio da avenida João Pessoa, 1.280, quase esquina Venâncio Aires, está em obras. O imóvel, durante anos, abrigou o Centro Clínico Belém, mas estava abandonado nos últimos meses, chegando a servir de abrigo para dezenas de moradores de rua. No início do mês, o grupo deixou o local, depois que começou a empreitada.

...na João Pessoa

A movimentação de trabalhadores da obra é intensa nesta semana - boa parte da estrutura interna já foi derrubada. Vizinhos e comerciantes da região dizem que ali será instalado um novo negócio, não relacionado à saúde. Fala-se em espaço para lojas - tabacaria, cafeteria - e estacionamento, que seria a primeira operação a abrir.

Reunião no catamarã

A Câmara Municipal de Porto Alegre fará hoje uma sessão especial em dois momentos, a bordo do catamarã e do barco Cisne Branco. Vereadores e autoridades vão discutir transporte hidroviário, revitalização da orla do Guaíba e turismo náutico, percorrendo diversos pontos do Guaíba.

Aclamação na ACPA


MARCELO G. RIBEIRO/JC
O presidente da Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA), Paulo Afonso Pereira, foi reconduzido por aclamação em chapa única pelo Conselho Superior da entidade para mais um mandato até abril de 2020. A decisão foi tomada em reunião na terça-feira. A cerimônia de posse será no dia 26 de abril, no Palácio do Comércio.
 

Dupla comemoração

Hoje, o dia é de dupla comemoração para o titular da página. Além de estar de aniversário nesta quinta-feira, Fernando Albrecht também celebra avanços em sua recuperação. O colunista passou por cirurgia para a retirada de um tumor no reto. A operação foi muito bem-sucedida e o jornalista já está em casa. De lá, manda um recado aos inúmeros leitores que pedem notícias dele:
"Minha recuperação engatou uma terceira. A cicatrização anda rápida, e domingo tiram os pontos. Foram 24, o que me habilita para o pódio. Te mete!... Difícil mesmo é ficar em casa como pinguim chocando ovos. A cuca está fresca, mas longe do limite de giros, muito longe... Em breve, de volta ao front!"

De 15 em 15 anos

A primeira vez que assumiu como titular da Secretaria Estadual de Agricultura, a convite do governador Pedro Simon (PMDB, 1987-1990), Odacir Klein (PMDB) tinha 45 anos; na segunda vez, no governo Germano Rigotto (PMDB, 2003-2006), Klein completava 60 anos. Ontem, aos 75 anos, tomou posse no cargo pela terceira vez, agora na gestão José Ivo Sartori (PMDB, 2015-2018). E adiantou à coluna: "Não me chamem para uma quarta vez daqui 15 anos, porque não irei aceitar".

O almoço de ex-prefeitos

Para relembrar os tempos no comando do município de Porto Alegre, os ex-prefeitos João Antonio Dib (PP, 1983-1985) e Guilherme Socias Villela (PP, 1975-1983) reuniram ex-assessores para um almoço no restaurante Copacabana. Ex-secretários e vereadores da época contaram histórias e conversaram por mais de duas horas.

Lei Kandir

O deputado estadual Frederico Antunes (PP) instalou ontem a Comissão Especial sobre a Lei Kandir na Assembleia Legislativa. A ideia é discutir o passivo de quase R$ 50 bilhões que o Estado tem a receber da União - compensações por perdas acumuladas ao longo dos anos e que não foram pagas. A Lei Kandir, que entrou em vigor 13 de setembro de 1996, isenta de ICMS os produtos de origem primária e semielaborados destinados às exportações.

Empreendedorismo

O presidente da Assembleia Legislativa, Marlon Santos (PDT), recebeu ontem representantes da Fecomércio-RS, Sebrae, ADCE e Celulose Riograndense com o propósito de fortalecer a Frente Parlamentar em Defesa ao Empreendedorismo Gaúcho. Ficou agendada uma reunião para o dia 25 de maio com todos os deputados.

Troca de nomes

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse que não vai perder tempo analisando pedidos de mudança de nome no painel de votações do plenário feito por deputados favoráveis e contrários ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Parlamentares petistas pedem a inclusão do nome "Lula" em seus sobrenomes. Críticos ao ex-presidente pedem para encaixar "Moro" ou "Bolsonaro".
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Jose fernando Jardim Vieira 19/04/2018 23h23min
Sou leitor do Jornal do Comércio há 45 anos, nunca deixo de ler a coluna do Fernando Albrecht, e hoje feliz pela recuperação dele, isto é muito bom.