Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, quinta-feira, 12 de abril de 2018.

Jornal do Comércio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Dom Jaime Spengler

A voz do Pastor

Notícia da edição impressa de 12/04/2018. Alterada em 11/04 às 21h18min

Discípulos do Ressuscitado

A Igreja nasce do evento da ressurreição de Jesus e da experiência de fé que os primeiros discípulos tiveram do Cristo Ressuscitado.
A afirmação da ressurreição de Jesus está no centro do cristianismo. Por isso, São Paulo declara que, "se Cristo não ressuscitou, a nossa pregação é sem fundamento, e sem fundamento também é a vossa fé. Se os mortos não ressuscitam, estaríamos testemunhando contra Deus que ele ressuscitou Cristo enquanto, de fato, ele não o teria ressuscitado" (1Cor 15,14-15).
A fé no Ressuscitado é conforto, e não uma saída "barata" para o acolhimento das situações e contradições que a vida impõe, inclusive para o reconhecimento daquela realidade desafiadora que atinge a todos indistintamente: a morte. Ela desafia os que professam a fé no Crucificado-Ressuscitado!
Desafio é assumir o caminho do discipulado! Jesus, em mais de uma passagem dos Evangelhos, lança o convite - que soa também como um imperativo: "segue-me". Professar a fé em Jesus significa segui-lo, reorientar a própria vida buscando fazer próprios os sentimentos que foram os dele, deixar-se guiar por ele e seu Evangelho. A decisão de se lançar no seguimento de Jesus implica assumir um caminho de conversão.
Os discípulos do Crucificado-Ressuscitado acolhem o amor como princípio do viver. Assim, o amor ultrapassa a dimensão dos sentimentos. O amor exige tudo! É difícil descrever o que significa essa exigência. Pode-se dizer, contudo, que o amor implica servir, promover o bem do outro, honrar e se empenhar para que todos possam ser felizes, tendo o necessário para viver com dignidade.
Os discípulos do Senhor se empenham, respondendo ao amor que gratuitamente os atingiu, em adorar a Deus. Quando a fé no Ressuscitado orienta a existência da pessoa, tudo o que ela faz expressa a determinação amorosa de bendizer, honrar e adorar Aquele que, a partir da compreensão da fé, é a origem e a meta de todas as coisas.
A súplica de Jesus ao Pai - "Que todos sejam um, como tu, Pai, estás em mim, e eu em ti" (Jo 17,21) - desafia os seguidores de Jesus a se empenharem na superação de toda forma de divisão. A tarefa do ecumenismo exige discernimento, determinação e coragem de todos os que se consideram discípulos do Crucificado-Ressuscitado. Com os olhos da fé, as separações e as distinções poderão encontrar caminhos de superação das diferenças.
A fé, dom de Deus, não torna a conduta de alguém ilibada, mas ela é auxílio no combate a toda forma de divisão e pecado. Mesmo quando acontecem quedas, a fé concede forças para o reerguimento, retomada do caminho de vida abraçado e superação de todas as formas de morte.
A ressurreição é algo que aconteceu a Jesus. O fato transformou pela raiz a adesão daqueles primeiros discípulos que participaram dos acontecimentos em Jerusalém, quando da condenação, crucificação e morte de Jesus. Se, num primeiro instante, eles se sentiram perplexos diante da realidade de um processo iníquo e frustrados em suas expectativas e esperanças, depois da experiência do encontro com o Crucificado-Ressuscitado compreendem que Deus está começando algo radicalmente novo.
Os discípulos, ao serem encontrados pelo Senhor Ressuscitado, são arrancados de sua perplexidade e incredulidade. Ouvindo suas palavras, é lhes restituída a alegria (cf. Lc 24, 13-35).
O discípulo "segue os passos do Senhor, pisando sobre suas pegadas e desprezando os bens terrenos, para conseguir os celestiais. Pois tomar a cruz é matar a concupiscência, eliminar os vícios, afugentar a vaidade e abdicar de todos os erros" (S. Leão Magno).
 
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Dorian R. Bueno 12/04/2018 09h12min
MEU SENHOR - Letra e Música: Deus - Dorian Bueno n nMeu Senhor, eu amo o Senhor. Meu Senhor, glorifico ao Senhor. Meu Senhor, a minha vida está assim. Porque eu tenho Jesus dentro de mim. Meu Senhor, eu amo o Senhor. Meu Senhor, glorifico ao Senhor. Meu Senhor, a minha vida está assim. Porque eu tenho Jesus dentro de mim. Ainda bem que Deus é paciente. Para ouvir os lamentos desta gente. Que ainda não aprenderam a viver. Mas com certeza vão te conhecer. Meu Senhor, escuta o nosso louvor. Meu Senhor, nunca nega o seu amor. Meu Senhor, não alimenta rancor, Meu Senhor, nos torna vencedor. Meu Senhor, escuta o nosso louvor. Meu Senhor, nunca nega o seu amor. Meu Senhor, não alimenta rancor, Meu Senhor, nos torna vencedor. No tempo certo o Senhor dará um jeito. Para o rebanho poder sempre aumentar. Os desgarrados voltarão e louvarão. Meu Senhor, vamos todos te amar.. Meu Senhor, vamos todos te amar. Meu Senhor, vamos todos te amar. Meu Senhor, vamos todos te amar. Amém!!! Abs. Dorian Bueno, POA, 12.04.2018n nn