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Porto Alegre, quarta-feira, 18 de abril de 2018.

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Mobilidade

Not�cia da edi��o impressa de 19/04/2018. Alterada em 18/04 �s 19h01min

Entrada do Uber no mercado fez bem � concorr�ncia

Consumidor foi o grande beneficiado com a chegada da empresa

Consumidor foi o grande beneficiado com a chegada da empresa


/PATR�CIA COMUNELLO/ESPECIAL/JC
Entre os anos de 2014 e 2016, a presença do Uber no mercado provocou, em média, uma redução de 56,8% no número de corridas de aplicativos de táxi, como o 99 e o Easy Taxi. Além disso, para cada 1% de aumento no volume de corridas do Uber, as de aplicativos de táxi caíram cerca de 0,09%. Essas são algumas das conclusões de um estudo realizado pelo Departamento de Estudos Econômicos (DEE), do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), que considera que quem saiu ganhando com essa concorrência foi o consumidor. Na análise, foi utilizada uma base de 590 municípios brasileiros.
Levando em conta exclusivamente as 27 capitais brasileiras, o estudo revela uma redução de 36,9% no número de corridas de aplicativos de táxis. Nessas cidades, houve uma redução de 7,8% no valor médio pago por quilômetro em táxis de aplicativo.
O Uber conquistou novos usuários e também parte daqueles que já utilizavam serviços de aplicativos de táxi. Esse cenário gerou uma crescente rivalidade ao longo do tempo entre os dois tipos de aplicativos, uma vez que o estudo aponta que a entrada do Uber provoca queda no número de corridas de táxis - que, por sua vez, tentam reverter essa situação oferecendo descontos nos preços dos serviços.
"Esse resultado mostra que os aplicativos de táxi reagiram à entrada da Uber nessas localidades, reduzindo (via descontos) os preços cobrados pelo serviço", diz um trecho do estudo. O documento demonstra também que nas capitais do Norte e Nordeste - em que houve entrada tardia da Uber, entre março e dezembro de 2016 - a redução no número de corridas de aplicativos de táxis foi de 42,7%. Já nas capitas das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, em que a entrada se iniciou em maio de 2014, a redução foi de 26,1%.
Para o DEE, os dados sinalizam que inicialmente a entrada do Uber em um município pode ter um efeito grande, reduzindo substancialmente o número de corridas de táxi, mas que, com o passar do tempo, ocorre uma recuperação gradativa desse número.
O estudo mostra ainda que, quando é realizada essa análise regional apenas para o grupo de capitais das regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste, a entrada do Uber gerou redução de 12,01% nos valores das corridas cobrados pelos táxis. Esse resultado indica que o setor de táxi por aplicativo reagiu oferendo descontos nos preços das corridas após um período mais longo de exposição a um ambiente competitivo.
Os técnicos responsáveis pelo levantamento afirmam que os governos municipais devem evitar medidas que dificultem a operação de serviços de transportes aplicativos. De forma complementar, destacam, é necessário o amadurecimento do debate na direção da desregulamentação gradual dos serviços de táxi, em especial, nos aspectos relacionados a barreiras à entrada e a liberdade tarifária.
"Tal desregulamentação pode ser pensada, por exemplo, apenas para o segmento de radiotáxi por meio de aplicativos de internet. Desse modo, seria possível incentivar modelos de negócio com mais concorrência entre os aplicativos, levando a benefícios para o consumidor em termos de serviços mais inovadores, com melhor qualidade e segurança, menores preços e mais opções de escolha."
Para o Cade, além de gerar benefícios aos consumidores e incentivar a entrada de novos ofertantes no mercado de transporte remunerado individual de passageiros, tais inovações solucionaram algumas falhas de mercado presentes no referido setor. Isso fez com que a regulação atual dos serviços de táxi ficasse defasada.
 
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