Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, terça-feira, 10 de abril de 2018.

Jornal do Comércio

JC Contabilidade

COMENTAR | CORRIGIR

LEITURA

Notícia da edição impressa de 11/04/2018. Alterada em 10/04 às 16h18min

Auditoria Externa

Detalhe da capa do livro

Detalhe da capa do livro


REPRODUÇÃO/JC
As mudanças ocorridas na Contabilidade no Brasil com a adoção das normas internacionais repercutiram diretamente na auditoria. Alterações do tipo "essência sobre a forma" são exemplos de modificações que obrigaram as auditorias a buscarem novos procedimentos para se adequar à essa nova realidade, assim como a novas formas de mensuração de receitas, de instrumentos financeiros correspondentes ao IFRS nove e nos contratos de arrendamento. Nesse sentido, este livro procura apresentar a auditoria dentro desse novo contexto.
Embora contemplando tanto a auditoria interna quanto a externa, o foco principal da quarta edição do livro Auditoria - Uma Abordagem Prática Com Ênfase na Auditoria Externa está na auditoria externa. Nesta área são apresentados os procedimentos básicos para o balanço patrimonial, bem como para as demais demonstrações contábeis.
A obra utiliza a mesma metodologia de aprendizado empregada pelas grandes empresas de auditoria independente. A primeira parte aborda, entre outros, os tipos de auditoria, as responsabilidades do auditor externo e do auditado, as demonstrações contábeis e os procedimentos de auditoria para as áreas que são, de maneira geral, consideradas menos complexas, embora não menos importantes.
Na segunda parte do livro são apresentados os procedimentos de auditoria para as demais áreas, o planejamento da auditoria e os tipos de pareceres, encerrando com um resumo das normas americanas da Sarbanes-Oxley, abreviada por Sox - lei de 2002 que tem como objetivo evitar o esvaziamento dos investimentos financeiros, através de imposições às empresas públicas para a transparência em sua operações.
Livro de relevante interesse para auditores, peritos, contadores e demais profissionais que atuam direta ou indiretamente na área de Auditoria. Leitura básica para as disciplinas Auditoria I e II dos cursos de graduação e pós-graduação em Ciências Contábeis, bem como leitura complementar para as demais disciplinas de graduação e pós-graduação das áreas afins.
 
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia