Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, domingo, 29 de abril de 2018.

Jornal do Com�rcio

Empresas & Neg�cios

COMENTAR | CORRIGIR

Opini�o

Not�cia da edi��o impressa de 30/04/2018. Alterada em 27/04 �s 18h05min

A automa��o e a evolu��o da ind�stria brasileira

Virginia Vaamonde
Que a automação é essencial para a eficácia dos negócios e para a competitividade das empresas não resta dúvidas, ainda mais quando falamos de temas atuais como manufatura avançada e conexão entre pessoas e máquinas. Mas como entender a posição das indústrias brasileiras frente a esse tema? Que tecnologias de automação já são plenamente adotadas, quais estão em crescimento e quais são incipientes?
Foi com questões como essas em mente que a Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil com o apoio metodológico de uma empresa de pesquisa renomada globalmente, criou o Índice de Automação do Mercado Brasileiro, um indicador que traz um panorama da adoção de tecnologias e de automação para empresas e consumidores no País.
Para o desempenho da indústria, foram avaliadas seis frentes de atuação: Sistemas, Relacionamento com o Colaborador, Relacionamento com o Cliente, Atendimento, Logística e Fábrica (linhas de produção), esses dois últimos com destaque onde a automação é mais presente.
Medido em um intervalo de 0 a 1, onde 1 é o índice máximo de automação, as empresas brasileiras em geral obtiveram um índice de 0,22. As indústrias apresentam um indicador de 0,26 à frente do setor de comércio e serviços, que atingiu um índice de 0,18. Esses números refletem a realidade histórica, com o nascimento da automação no mundo industrial.
Com os resultados desse estudo, as indústrias brasileiras podem identificar os setores que já possuem um alto nível de tecnologia e quais necessitam de investimentos em automação para aumentar sua produtividade com redução de custos, maior controle e segurança, ampliando assim, sua competitividade no mercado.
CEO da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia