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Porto Alegre, domingo, 15 de abril de 2018.

Jornal do Com�rcio

Empresas & Neg�cios

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Not�cia da edi��o impressa de 16/04/2018. Alterada em 15/04 �s 22h49min

Exporta��o de frutas cresce 18,3% nos primeiros meses

Maior destaque � a laranja (fresca ou seca), cujo volume vendido ao exterior aumentou 96.380%

Maior destaque � a laranja (fresca ou seca), cujo volume vendido ao exterior aumentou 96.380%


YASUYOSHI CHIBA/AFP/JC
Nos dois primeiros meses do ano, produtores brasileiros exportaram 124,3 mil toneladas de frutas frescas e processadas para diversos pa�ses, um aumento de 14,4% no volume exportado em rela��o ao mesmo per�odo de 2017. Quando se observa o valor arrecadado com as vendas, de US$ 98,1 milh�es, o crescimento foi ainda maior, cerca de 18,3% em apenas um ano. Os dados s�o da Associa��o Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), entidade que representa um total de 53 associados, entre cooperativas, empresas e grupos regionais de produtores.
O maior destaque entre as frutas exportadas no per�odo � a laranja (fresca ou seca), cujo volume vendido ao exterior aumentou 96.380%, passando de 4 mil toneladas no ano passado para mais de 3,8 milh�es de toneladas embarcadas nos �ltimos dois meses. Morango (394%) e banana (267%) tamb�m registraram forte crescimento nas vendas, em termos de volume.
Apesar dos bons n�meros do setor na exporta��o, apenas 2,5% de todo o volume de frutas produzidos no Pa�s � vendido para outros pa�ses. Mesmo sendo o terceiro maior produtor de frutas do mundo, com volume anual de 44 milh�es de toneladas - atr�s apenas de China e �ndia - o Brasil � apenas o 23� colocado na lista dos principais exportadores. "Diferentemente de produtos como carnes, caf� e a��car, com os quais estamos ao mesmo tempo na lista dos maiores produtores e dos principais exportadores, no setor de frutas, ainda temos esse desafio de crescer muito nas exporta��es", explica Jorge Souza, diretor t�cnico da Abrafrutas.
A Uni�o Europeia responde por 70% das cargas brasileiras de frutas, seguida pelos Estados Unidos (15%), e outras fatias distribu�das entre pa�ses da Am�rica do Sul e o Oriente M�dio. Segundo Jorge Souza, h� um potencial enorme de expans�o para a �sia, que concentra o maior contingente populacional do planeta, ainda pouco explorado pelos produtores de frutas do Brasil.
Al�m das barreiras fitossanit�rias, o protecionismo do setor est� entre os desafios para ampliar as vendas externas dos produtores nacionais. "Do ponto de vista do ambiente de neg�cios, esses movimentos nacionalistas que temos visto em termos comerciais pode dificultar a abertura de novos mercados. No �mbito interno, � mais um trabalho de desenvolvimento da cultura exportadora do produtor", disse o diretor t�cnico da Abrafrutas. De acordo com Souza, a maioria dos produtores brasileiros � formada de pequenos propriet�rios, o que demanda um processo de capacita��o.
Outro gargalo est� na infraestrutura para escoamento da produ��o. "No caso das frutas, que s�o altamente perec�veis, os portos e aeroportos precisam estar mais bem preparados, com cadeia de frios, para garantir a integridade dos produtos", afirma Jorge de Souza. O Brasil tem muita competitividade, disse Souza, com a exclusividade de produtos como a�a�, castanha e frutos do cerrado.
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