Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, segunda-feira, 09 de abril de 2018.

Jornal do Comércio

Empresas & Negócios

COMENTAR | CORRIGIR

inovação

Notícia da edição impressa de 09/04/2018. Alterada em 08/04 às 22h55min

Confecção 4.0 ganha forma

Executivos que participam do curso serão instigados a elaborar projetos baseados em novos conceitos

Executivos que participam do curso serão instigados a elaborar projetos baseados em novos conceitos


/STOCKPHOTO/DIVULGAÇÃO/JC
Quarenta empresários e executivos de alto escalão de empresas têxteis e de confecção de todo o País estão prestes a dar o primeiro passo para a implantação da Indústria 4.0 no Brasil. Eles vão participar da Especialização Master In Business Innovation (MBI) em Indústria Avançada: Confecção 4.0 - Integrando Tecnologia para Projetar a Indústria do Futuro, oferecida pelo Senai Cetiqt, e desde o primeiro encontro, no próximo dia 6 de abril, serão instigados a elaborar projetos baseados nos parâmetros da Indústria 4.0.
Para isso, haverá uma profunda imersão em questões fundamentais para a modernização do parque fabril brasileiro, com a ajuda e orientação de grandes especialistas do Brasil e do exterior. E o que é inovador: de forma totalmente colaborativa, com todos os participantes compartilhando conhecimentos, trocando ideias e informações.
"Em seis meses esses aluno executivos irão criar projetos reais para a implementação do modelo 4.0 na indústria têxtil e de confecção, seguindo a mesma metodologia que utilizamos para desenvolver a nossa planta piloto de Confecção 4.0. Aprendemos fazendo e vamos ensinar como se faz", pontua Robson Marcus Wanka, gerente de educação do Senai Cetiqt.
 A MBI em Indústria Avançada: Confecção 4.0 seguirá por cinco eixos temáticos: Estratégias de inovação e posicionamento de negócio; Materiais e produtos; Processo produtivo; Confecção 4.0 e Projeto e análise de viabilidade. No primeiro fim de semana do encontro (6 e 7/4), os executivos contarão com a palestra de Angela Hirata, CEO da Japan House e ex-diretora de marketing da Havaianas - responsável por reposicionar a marca no Brasil e em mais de 50 países. Estarão presentes também Marcos Pontes, primeiro astronauta brasileiro e diretor técnico do Instituto Nacional para o Desenvolvimento Espacial e Aeronáutico; Celson Pantoja Lima, pesquisador do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (EUA); e Corrado Grassi, professor doutor em Engenharia na Universidade RWTH, em Aachen, na Alemanha.
 Ao longo de toda a especialização, os alunos executivos contarão com aulas, palestras, videoaulas e dinâmicas colaborativas com vários especialistas, profissionais conceituados em suas áreas de atuação, que compartilharão conteúdo e darão dicas e orientações para que os participantes incluam cada vez mais soluções tecnológicas em seus processos e possam aos poucos implantar em suas fábricas o modelo 4.0.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Marcelino Sousa 09/04/2018 13h53min
Tenho a grata oportunidade de fazer parte desta equipe em formação e dizer do orgulho em participar deste advento de capacitação, que tenho absoluta certeza, ser um marco em nossas vidas e uma luz refletindo diretamente no desenvolvimento da indústria brasileira.