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Porto Alegre, quinta-feira, 12 de abril de 2018.

Jornal do Com�rcio

Automotor

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Lan�amento

Not�cia da edi��o impressa de 13/04/2018. Alterada em 12/04 �s 20h15min

Primeiro da turma

VOLKSWAGEN/DIVULGA��O/JC
O modelo também é o primeiro de sua categoria à venda no País desenvolvido sobre a Estratégia Modular MQB da marca, o que se traduz em melhor aproveitamento de espaço interno e novos recursos de tecnologia e de segurança. A segunda geração do Tiguan, agora com o "sobrenome" Allspace, começará a ficar disponível nas concessionárias no final de maio, em três versões de acabamento, duas opções de motorização TSI e cabine para cinco ou sete pessoas - configuração inédita para um SUV da Volkswagen no Brasil.
Fabricado no México, o Tiguan Allspace é mais comprido, mais largo, mais baixo e tem maior distância entre-eixos. Mede 4.701 milímetros de comprimento (274 mm a mais do que o modelo anterior), 1.839 mm de largura (30 mm a mais), 1.658 mm de altura (menos 7 mm), com distância entre-eixos de 2.790 mm (acréscimo de 185 mm) - a maior da categoria.
O novo design é sóbrio e elegante. Na dianteira, dois frisos cromados cruzam a grade do radiador, e há uma grande tomada de ar na parte inferior do para-choque. De perfil, destaque para a linha que sublinha as janelas e se ergue atrás da coluna "C". Na parte traseira, lanternas trapezoidais começam nas laterais e terminam na tampa traseira.
O interior do Tiguan Allspace traz vários porta-objetos e itens de comodidade. O veículo ostenta acabamento cuidadoso e materiais de textura sofisticada. Todos os bancos traseiros podem ser rebatidos individualmente. A segunda fileira de bancos conta, ainda, com ajuste de inclinação dos encostos e pode ser deslocada longitudinalmente (para frente e para trás) em 180 mm.
A capacidade do porta-malas também aumentou no Tiguan Allspace. Agora, são 710 litros (240 litros adicionais, o que representa ganho de 51% em relação ao antecessor) na configuração de cinco lugares, podendo atingir 1.870 litros com o rebatimento dos bancos e aproveitamento até o teto. A configuração com sete lugares oferece 216 litros no bagageiro com as três fileiras de banco em uso; com duas fileiras, o volume sobe para 686 litros; com a terceira e a segunda fileiras rebatidas, dá para levar 1.761 litros.
Nas versões 250 TSI e Comfortline 250 TSI, o Tiguan Allspace vem com motor 1.4 TSI Total Flex, com injeção direta de combustível e turbocompressor. A unidade desenvolve potência de 150 cv a 5.000 rpm e torque máximo de 250 Nm de 1.400 a 3.500 giros, independentemente do combustível usado. O câmbio é o DSG de seis marchas.
O top linha Tiguan Allspace R-Line 350 TSI traz sob o capô o mesmo propulsor do Golf GTI: 2.0 TSI com potência de 220 cv e 350 Nm de torque. Neste caso, a transmissão é DSG de sete marchas.
Desde o modelo de entrada, são de série recursos como ar-condicionado digital com três zonas de resfriamento (duas na dianteira e uma para os bancos traseiros), freio eletrônico de estacionamento com função Auto-Hold, sistema de infoentretenimento Discover Media, sensores de obstáculos na dianteira e na traseira, sensor de chuva, Start/Stop, seis air bags (dois frontais, dois laterais e dois do tipo cortina), controle eletrônico de estabilidade e tração, detector de fadiga, indicador de perda de pressão dos pneus, entre outros.
Na versão mais completa, há itens mais avançados, como quadro de instrumentos digital, controle adaptativo de velocidade de cruzeiro, abertura de portas por aproximação da chave e partida por meio de botão, assistente de monitoramento frontal, tração integral, sistema de condução com quatro modos (normal, neve, off road e off-road individual), para citar os principais.
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