Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, segunda-feira, 26 de mar�o de 2018.

Jornal do Com�rcio

Pol�tica

COMENTAR | CORRIGIR

justi�a

Not�cia da edi��o impressa de 27/03/2018. Alterada em 26/03 �s 23h05min

STF pede manifesta��o da PGR a pedido de Randolfe contra Marun

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), pediu que a Procuradoria-Geral da Rep�blica (PGR) se manifeste sobre o pedido do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), que ajuizou uma den�ncia popular por crime de responsabilidade contra o ministro Carlos Marun (PMDB), da Secretaria de Governo da Presid�ncia da Rep�blica.
O senador quer que Marun perca a atual fun��o p�blica e fique inabilitado para exercer qualquer cargo p�blico por um per�odo de oito anos. Marun j� disse que est� decidido a se licenciar do cargo para apresentar um pedido de impeachment contra o ministro Lu�s Roberto Barroso, do STF, e acusou o ministro de estar abusando de sua autoridade e evidenciando uma posi��o pol�tico-partid�ria.
Barroso � o relator de inqu�rito que apura suposto pagamento de propina da empresa Rodrimar ao presidente Michel Temer (PMDB). O caso investiga se a Rodrimar, empresa que opera no porto de Santos, foi beneficiada pelo decreto assinado pelo presidente em maio do ano passado, que ampliou de 25 para 35 anos as concess�es do setor, prorrog�veis por at� 70 anos.
Para o senador, "amea�ar publicamente um magistrado de impeachment ou qualquer sorte de retalia��o" em raz�o pura e simples de sua "desej�vel independ�ncia para o regular exerc�cio da judicatura � ofender o sentido mais elementar de um Poder Judici�rio independente: aqui, sim, revela-se uma grave crise institucional entre os Poderes, mas em que, em vez de algoz, a magistratura � evidente v�tima".
Nesta segunda-feira, durante coletiva de imprensa, Marun disse que o senador Randolfe, "al�m de mal intencionado, � mal informado". Procurado pela reportagem, Randolfe disse que n�o responde a criminosos. "N�o baterei boca com criminosos. Ele (Marun) n�o tem de atacar a mim, ele tem de responder (ao STF) por que tentou constranger a Justi�a", rebateu o senador.
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia