Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, ter�a-feira, 27 de mar�o de 2018.

Jornal do Com�rcio

Pol�tica

COMENTAR | CORRIGIR

Tribunal Superior Eleitoral

Not�cia da edi��o impressa de 23/03/2018. Alterada em 22/03 �s 22h50min

TSE cassa mandatos de governador e vice do Tocantins

Por cinco votos a dois, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou, na manhã desta quinta-feira, os mandatos do governador do Tocantins, Marcelo Miranda (PMDB), e de sua vice, Claudia Lelis (PV), por abuso de poder econômico na campanha de 2014. A decisão atende ao recurso do Ministério Público Eleitoral, que acusa os dois políticos de terem captado R$ 1,5 milhão para caixa-2 na campanha por meio de um empréstimo fictício. Na decisão, o tribunal determinou ainda a execução imediata da pena, independentemente dos embargos das defesas dos políticos. Com isso, na prática, o estado pode ter duas eleições neste ano.
O caso veio à tona quando a Polícia Civil de Goiás apreendeu, em 18 de setembro de 2014, um avião que carregava R$ 500 mil e materiais de campanha do governador no município de Piracanjuba.
De acordo com a investigação, os líderes de campanha do governador coordenaram a operação financeira que fez com que os valores dos cheques fossem distribuídos a diversas contas bancárias e posteriormente sacados para dar aparência de legalidade às transações que abasteceram o caixa-2 da campanha.
Com a cassação, o presidente da Assembleia do Tocantins, Mauro Carlesse (PHS), assumirá o cargo, e uma nova eleição deverá ser convocada em até 40 dias pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Tocantins. O candidato eleito neste pleito, contudo, só ficará no cargo até o fim deste ano, já que está mantida a eleição de outubro para a escolha do próximo governador do Tocantins, que assumirá a partir do ano que vem. Desde a minirreforma eleitoral realizada em 2015, a regra é que sejam convocadas eleições diretas se a cassação ocorrer antes de seis meses do fim do mandato.
A assessoria de imprensa do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins informou que "está aguardando ser notificado pelo TSE sobre a decisão para se pronunciar sobre os detalhes que serão adotados de agora em diante".
 
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Pedro Silva 27/03/2018 01h41min
Agora � necess�rio investigar esse tal de MAURO CARLESE! Cade a lei da ficha nesse corrupto? Consultem no google o tipo de pessoa que esta comandando o estado do Tocantins!