Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, quarta-feira, 28 de mar�o de 2018.

Jornal do Com�rcio

Opini�o

COMENTAR | CORRIGIR

artigo

Not�cia da edi��o impressa de 27/03/2018. Alterada em 26/03 �s 21h27min

Libertem os t�xis das amarras!

Felipe Camozzato
É natural que ao surgirem tecnologias inovadoras os trabalhadores que são submetidos à nova concorrência se sintam ameaçados e peçam "proteção" ao Estado. No caso dos aplicativos de transporte e dos táxis não foi diferente. Porém, o mesmo Estado para o qual alguns taxistas pediam pela eliminação dos concorrentes é o que amarra as suas pernas, impedindo-os de serem competitivos. Por isso, grito o seguinte: governo, liberte os táxis das amarras!
Ao defender mais liberdade e a redução do peso da mão do Estado sobre os motoristas alguns poderiam me acusar de ser um "ultraliberal" e talvez nem ouvissem os argumentos. Então vou citar o Cade, órgão do governo federal muito criticado pelos economistas mais liberais criado para defender a concorrência. O Cade utiliza ferramentas modernas de análise econômica as quais os economistas costumam chamar de mainstream, ou seja, quase consensual. E o que eles dizem sobre a concorrência entre táxi e aplicativos? Que os governos devem desregulamentar o táxi para benefício do consumidor e dos próprios taxistas.
E o que na prática isso significa? Reduzir taxas e tarifas, transformar permissões em autorizações para que a entrada e saída do mercado seja facilitada, não impor restrições a modelos e características de carro, vistorias periódicas etc. A quem cabe fazer essas escolhas? Ao consumidor. Em um mercado livre e competitivo o consumidor deve ser soberano para fazer suas escolhas de acordo com suas necessidades e capacidades. Não é o caminho que Porto Alegre está tomando. Por aqui, a ideia tem sido colocar mais regras, mais custos e mais exigências aos taxistas, mantendo-os presos às permissões e impedidos de disputar à altura com os aplicativos. É por isso que ratifico: precisamos de mais liberdade para que taxistas trabalhem em paz e sejam capazes de concorrer no mercado!
Vereador (Novo) de Porto Alegre
 
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Nei Rafael Ferreira Lopes Filho 28/03/2018 11h25min
Nobre Edis: Nosso excelso Jornal do Com�rcio de Porto Alegre permite o comentario. Ao conhecimento do p�blico leitor a nossa contribui��o! Muito interessente seu artigo "Libertem os taxis das amarras. Concordamos, plural da modestia, o pontual alerta de seu texto. E sabemos, burocracia e complicadores �s necessidades p�blicas s�o duas pragas desta sociedade. E, em todas pastas do Poder de Estado! At� quando? Em tela, educa��o e moral publica, em conjunto, responder� o tormentoso tema.