Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, domingo, 25 de mar�o de 2018.

Jornal do Com�rcio

Opini�o

COMENTAR | CORRIGIR

artigo

Not�cia da edi��o impressa de 26/03/2018. Alterada em 25/03 �s 20h56min

Por qu�?

Anna Maria Petrone Pinho
Em palestra na escola Luciana de Abreu sobre o Dia Internacional da Mulher, lancei, várias vezes, à assistência, a pergunta: "Por quê?" Por que há o feminicídio? Por que a mulher ganha menos do que o homem pelas mesmas tarefas realizadas? Por que mulheres foram queimadas em fábricas têxteis em Nova Iorque? Por que há a Lei Maria da Penha? Por que a dupla moral sexual? Fui impulsionando a assistência a buscar respostas. Mostrando que a nossa compreensão da realidade não mudou tanto ao longo da história sobre o preconceito contra a mulher. Claro que a mulher ganhou direito ao voto, direito de participar da política, direitos iguais na Constituição Federal e no Direito de Família, e tantas outras isonomias legais, mas, na vida real, preconceitos e hipocrisia permeiam os vínculos afetivos e laborais. Na universidade, meu professor de Filosofia ensinava: "Em tudo, buscai as fontes".
Fui às fontes, e, lá no Livro do Gênesis, encontramos Eva como a culpada de todas as penas que assolam a humanidade. E a Bíblia elenca mulheres que usavam seus dotes femininos para trair e enganar - cito como exemplo Dalila, que enganou Sansão. O Eclesiástico-25,24 nos diz: "Foi pela mulher que começou o pecado, é por culpa dela que todos morreremos".
E há aspectos da cultura greco-romana na contemporaneidade. Na Grécia antiga, mulheres não eram consideradas cidadãs. Em Roma, a mulher passava da dependência do pai para a dependência do marido. Há algumas teorias que procuram explicar os motivos da discriminação, como, por exemplo, a teoria do poder da força muscular. Mas, com a tecnologia, não há mais a necessidade de força muscular para quase a totalidade das profissões e fazeres. Todas as outras teorias também não explicam esse vírus cultural que se transmite de geração em geração. Passamos da Era Moderna para a Pós-Modernidade com a mesma carga de preconceitos contra a fêmea humana. Por quê? Por que não estabelecemos uma relação menos hostil e arrogante entre homens e mulheres em pleno século XXI? Por que precisa existir o Dia Internacional da Mulher? As respostas deixo para vocês.
Advogada
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia