Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, quinta-feira, 01 de março de 2018.

Jornal do Comércio

Opinião

COMENTAR | CORRIGIR

artigo

Notícia da edição impressa de 02/03/2018. Alterada em 01/03 às 21h30min

Conexão ilimitada. Rotina debilitada

Paulo A. Cabral
Ao contrário do que muitos pensam, o tempo trabalhado não é diretamente proporcional à produtividade e ao rendimento. Hoje, não há mais barreira entre o tempo profissional e o ócio, isso porque as tecnologias impuseram uma comunicação instantânea de qualquer lugar em qualquer momento, fazendo com que trabalhemos sem pausas, gerando um desgaste mental, físico e chegando na frase que ouvimos muito por aí: "estou sem tempo para nada".
Parece ironia questionar até que ponto a conexão ilimitada oferecida pelas operadoras de telefone realmente é o que estamos buscando. Você sabe discernir o horário de trabalho e o seu tempo de folga? Ferramentas de comunicação desenvolvidas pela tecnologia ao mesmo tempo em que vieram para facilitar nossa vida também colocaram fim em uma vida saudável. Responder uma mensagem do WhatsApp, ler um e-mail pelo smartphone no deslocamento do trabalho para a casa só parar "matar a curiosidade", atender a uma ligação de cliente após o expediente ou, até mesmo, ver a agenda de reuniões do dia seguinte antes de dormir é sim trabalho e, mesmo que você não perceba, influência na sua rotina particular.
São prazos, quantidades de atividades simultâneas e necessidade permanente de feedback que nos tornam eternos reféns da falta de tempo. O desafio de otimizar tarefas conciliando produtividade e criatividade com uma vida saudável e com propósito parece quase impossível, mas é viável a partir de um cronograma e estratégias eficientes. Planejar ações conforme prioridades e não deixar para depois questões que podem ser resolvidas na hora são exercícios que podem mudar seu dia a dia. Não é preciso fugir da rotina, mas sim transformá-la para viver e trabalhar melhor.
Professor da Fundatec
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia