Porto Alegre,

Anuncie no JC
Jornal do Comércio. O jornal da economia e negócios do RS. 90 anos.

Publicada em 13 de Março de 2018 às 17:49

A importância das tendências para o varejo gaúcho

Paulo Kruse

Paulo Kruse

JOÃO ALVES/DIVULGAÇÃO/JC
Compartilhe:
Paulo Kruse
As relações entre clientes e varejistas têm mudado de uma forma muito ágil e essas mutações têm ocorrido cada vez mais rapidamente. A tecnologia entra como fator primordial dessa mudança, alterando a forma como as pessoas se comunicam e se relacionam entre si, com as informações, ambientes e produtos. Para o varejo, um termo está se tornando conhecido para os empresários: o Phygital, que é a junção dos mundos real e virtual, algo que tem tudo a ver com engajamento e experiência de compra.
As relações entre clientes e varejistas têm mudado de uma forma muito ágil e essas mutações têm ocorrido cada vez mais rapidamente. A tecnologia entra como fator primordial dessa mudança, alterando a forma como as pessoas se comunicam e se relacionam entre si, com as informações, ambientes e produtos. Para o varejo, um termo está se tornando conhecido para os empresários: o Phygital, que é a junção dos mundos real e virtual, algo que tem tudo a ver com engajamento e experiência de compra.
No mês de janeiro aconteceu em Nova Iorque (EUA) a NRF 2018, maior feira do varejo mundial. Buscando inspiração e conhecimento para trazer ainda mais inovações para o varejo da Capital e Alvorada, o Sindilojas Porto Alegre esteve presente no evento. Alguns dos principais destaques do evento foram as discussões sobre experiência de compra e de marca, propósito de marca e disrupção.
Para apresentar o que de melhor ocorreu por lá, a nossa Entidade realizou o Café com Lojistas pós-NRF, um evento que contextualizou os nossos lojistas sobre as novidades que em breve estarão acontecendo aqui no Brasil. Além disso, a Feira Brasileira do Varejo (FBV), que o Sindilojas Porto Alegre organiza anualmente aqui na Capital, será nos dias 28, 29 e 30 de maio, no Centro de Eventos Fiergs. Este evento proporciona interação e a formação de novas parcerias e negócios, introduzindo, especialmente, as tendências do varejo mundial para o lojista brasileiro.
O Sindilojas Porto Alegre também conta com um Núcleo de Pesquisa, que busca estudar o cenário e as tendências do varejo, apresentando aos lojistas da Capital e Alvorada alternativas para o fortalecimento e diferenciação dos seus negócios. Em 2017, as seis principais tendências mundiais com impacto no varejo foram entregues aos nossos associados em forma de conteúdo para oferecer as melhores práticas para os empresários. Marcas próprias do varejo, qualidade aliada ao preço, busca pelo bem-estar físico e mental e experiência de consumo no PDV estão estre as tendências.
As gerações Y e Z estão mais preocupadas com o valor e a qualidade do que consomem em detrimento da marca e do aval das celebridades na publicidade. Por isso, o varejo tem desenvolvido marcas próprias com boa qualidade, design sofisticado e preços acessíveis, reformulando a imagem simples e modesta das marcas próprias para atender a demanda das novas gerações.
Outra tendência é o consumidor comprar online e retirar na loja física ou em um ponto de coleta na região de sua residência, formato que permite ao consumidor estudar o produto online e tê-lo com acesso facilitado e maior rapidez do que as entregas a domicílio, que podem ser complicadas.
Uma outra mudança recente é de que as marcas de tecnologia estão adotando um design mais amistoso e natural em suas lojas em detrimento do estilo frio e minimalista. A ideia é proporcionar um ambiente atrativo que vale a pena visitar independentemente dos produtos à venda na loja.
Essas tendências mostram que o varejo local precisa estar atento às novidades para se diferenciar, mas o que precisa ser sempre objetivo para o empresário é o bom atendimento e a experiência de compra. Crescer dentro do nosso setor exige muita dedicação e inspiração, e observar os bons exemplos que surgem mundo afora é sempre um bom começo para os lojistas de todos os lugares.
Confira o depoimento de Paulo Kruse durante o evento Marcas de Quem Decide 2018:

Notícias relacionadas