Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, quinta-feira, 29 de mar�o de 2018.

Jornal do Com�rcio

Internacional

COMENTAR | CORRIGIR

Venezuela

Not�cia da edi��o impressa de 29/03/2018. Alterada em 29/03 �s 00h16min

Su��a congela dinheiro de c�pula chavista

O governo da Su��a congelou milh�es de d�lares em ativos da c�pula chavista e aplicou san��es contra aliados do governo do presidente venezuelano, Nicol�s Maduro. Os valores bloqueados n�o foram revelados. Determinadas tecnologias e produtos de ponta tamb�m tiveram a exporta��o para Caracas proibida.
Nos �ltimos meses, os su��os colaboraram com as autoridades norte-americanas e detectaram mais de US$ 100 milh�es em contas secretas mantidas por venezuelanos suspeitos de corrup��o. Agora, a decis�o do governo � apertar ainda mais o cerco contra os chavistas e fechar todos os acessos a cr�ditos ou contas que possam ter mantido.
Tradicionalmente neutra, a Su��a optou por praticamente romper com o governo de Maduro ao adotar tais decis�es. "As medidas restritivas contra a Venezuela foram decretadas diante das viola��es de direitos humanos e das viola��es ao Estado de Direito, assim como a eros�o das institui��es democr�ticas", declarou o governo federal su��o, por meio de uma decis�o publicada ontem.
Um dos alvos de san��es � N�stor Luis Reverol Torres, ministro do Interior e "respons�vel por s�rias viola��es de direitos humanos e repress�o". Tamb�m foi afetado pelos embargos Gustavo Enrique Gonz�lez L�pez, chefe de Intelig�ncia da Venezuela e respons�vel por deten��es arbitr�rias, torturas e repress�o.
Tibisay Lucena, presidente do Conselho Nacional Eleitoral, foi alvo de san��es por ter tomado medidas para "minar a democracia". Antonio Jos� Benavides Torres, comandante da Guarda Bolivariana at� 2017, fica impedido de entrar em territ�rio su��o. "Suas iniciativas minaram o Estado de Direito na Venezuela", indicou o governo su��o.�
Maikel Moreno, presidente do Tribunal Supremo de Justi�a, � acusado de "apoiar e facilitar" medidas do governo que tendem a afetar a democracia e "usurpar a autoridade da Assembleia Nacional (Legislativo)". Tamb�m est� entre os alvos da su��a Tarek William Saab, procurador-geral da Venezuela, acusado de trabalhar "contra a democracia" ao agir contra oponentes do governo de Maduro. Para completar, Diosdado Cabello, aliado-chave de Maduro, � acusado de viola��es de direitos humanos ao amea�ar opositores.
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia