Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Internacional

- Publicada em 04 de Março de 2018 às 20:36

Boca de urna mostra que nenhum partido ou coalização tem maioria absoluta

Agência Estado
As eleições nacionais da Itália não tiveram nenhum partido ou coalização com maioria absoluta neste domingo, de acordo com pesquisa de boca de urna encomendada pela rede de TV italiana RAI.
As eleições nacionais da Itália não tiveram nenhum partido ou coalização com maioria absoluta neste domingo, de acordo com pesquisa de boca de urna encomendada pela rede de TV italiana RAI.
A coalizão conservadora liderada pelo ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi ficaria com 33% a 36% do voto popular para a Câmara e 33,5% a 36,5% dos votos para o Senado, de acordo com a pesquisa. Isso tornaria a coalização de Berlusconi - que também inclui um partido anti-imigração e uma sigla de extrema direita que tem suas raízes no movimento fascista da Itália - a maior no Parlamento, mas sem maioria absoluta.
Enquanto isso, o antiestablishment Movimento 5 Estrelas deve ser o partido mais votado, simbolizando uma onda de descontentamento na Itália com a economia fraca e os políticos tradicionais. Segundo a pesquisa, o partido receberia de 29,5% a 32,5% dos votos para a Câmara, de acordo com a boca de urna.
Uma coalizão de centro-esquerda liderada pelo Partido Democrata teria 24,5% a 27,5% dos votos para a Câmara, segundo a pesquisa.
Um segundo conjunto de pesquisas deve ser divulgado às 23h40 (horário local), com os resultados finais sendo anunciados na segunda-feira.
Se os resultados confirmarem um parlamento amplamente fragmentado, provavelmente levaria semanas ou meses de negociações na tentativa de formar um novo governo.
Como a maior coalizão única, a aliança liderada por Berlusconi pode exigir o direito de tentar formar um governo minoritário que dependesse do apoio de outros partidos para obter votos de confiança. Berlusconi não poderá ser primeiro-ministro, pois ele foi banido de cargos públicos até o ano que vem devido a uma condenação por fraude fiscal. Mas ele mostrou apoio ao presidente do Parlamento Europeu Antonio Tajani, um aliado de longa data, como primeiro primeiro-ministro da Itália.
Do mesmo modo, como o partido único mais votado, o Movimento 5 Estrelas também pode insistir em tentar formar um governo minoritário, embora os analistas considerem esse resultado como menos provável. 
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO