Porto Alegre, ter�a-feira, 13 de mar�o de 2018.

Jornal do Com�rcio

COMENTAR | CORRIGIR

IND�STRIA MOVELEIRA

Not�cia da edi��o impressa de 14/03/2018. Alterada em 13/03 �s 20h48min

Movelsul inicia rodadas de neg�cios otimista

Projeto Comprador foca em pa�ses com potencial de negocia��o

Projeto Comprador foca em pa�ses com potencial de negocia��o


/AUGUSTO TOMASI/DIVULGA��O/JC
Roberto Hunoff, de Bento Gon�alves
A feira da retomada. Desta forma, o Sindmóveis de Bento Gonçalves, promotor do evento, definiu a edição de 2018 da Movelsul, que teve início na segunda-feira e se estende até amanhã, no Parque de Eventos. Os primeiros dois dias parecem estar alinhados com esta visão, pois as expectativas começam a se consolidar tanto no mercado interno, quanto no externo.
Ontem começaram as rodadas de negócios do Projeto Comprador, iniciativa do Sindmóveis em parceria com a Associação Brasileira da Indústria do Móvel e Associação Brasileira da Indústria da Iluminação, e apoio da Apex-Brasil. São 70 importadores convidados para negociar com 145 empresas e designers, constituindo-se na maior edição do projeto já realizada na feira, com foco nos países com potencial de negociação para os móveis brasileiros.
Participam lojistas e distribuidores de países da África, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos, Guatemala, México, Paraguai, Peru, Uruguai e Reino Unido (com expansão para os demais países da Europa).
O presidente do Sindmóveis, Edson Pelicioli, reforça que o contato com as exigências e peculiaridades do mercado internacional torna as empresas ainda mais competitivas no mercado doméstico e internacional. "No que tange à importação mundial de móveis, de um valor de aproximadamente US$ 160 bilhões, o Brasil detém menos de 0,5%. Só esse dado mostra que o mercado consumidor internacional é bastante relevante, onde existe um grande potencial no qual as exportações brasileiras ainda têm muito espaço para crescer", pontua.
A Dalmóbile, de Bento Gonçalves, é uma das empresas que participa do projeto. Com clientes no Paraguai e Uruguai, a empresa tem a ambição de exportar para mais países. Para isso, criou um departamento especializado na área que ganhará força durante a feira. A empresa montou dois ambientes bem específicos e focados ao mercado externo, inicialmente da América do Sul.
A Multimóveis, também de Bento Gonçalves, expõe 13 modelos no seu estande, e desenvolveu um novo catálogo de exportação, que foi lançado na Movelsul 2018, com soluções para a casa inteira, e participa do Projeto Comprador, que segue com reuniões hoje.
A empresa aproveita a feira para apresentar seu e-commerce. A gestora de marketing, Caroline Cusin, explica que as pessoas estão cada vez mais práticas, sem tempo para percorrer lojas a procura de um móvel que pode ser adquirido pela internet com o conforto de ser entregue em casa.
A Kappesberg, empresa de Tupandi, com 10 marcas de móveis e utilidades domésticas, fechou o ano passado com crescimento de 8% sobre 2016, índice superior ao que estava projetado. A expectativa é de continuidade em 2018, com índices chegando a 23% na marca UZ Utilidades, criada há cinco anos, e que teve alta de 68% em 2017.
De acordo com Patrícia Barbosa, gestora de negócios da Região Sul da marca UZ Utilidades, a empresa começou o ano com atividade acelerada, inclusive ampliando o quadro para atender a demanda crescente. "Trouxemos lançamentos em todas as marcas e linhas para atender aos consumidores, cada vez mais focados em produto de qualidade e inovadores", observou.
 

Atividades paralelas fomentam cadeia moveleira

Expectativa � receber 30 mil visitantes at� esta quinta-feira
Expectativa � receber 30 mil visitantes at� esta quinta-feira
/AUGUSTO TOMASI/DIVULGA��O/JC
A programa��o paralela da Movelsul Brasil tamb�m tem fomentado a gera��o de conhecimento para a cadeia moveleira. Na manh� desta ter�a-feira come�ou a programa��o do primeiro F�rum Movelsul Brasil. S�o tr�s dias de palestras, de ter�a a quinta-feira, abordando a tem�tica A reinven��o do varejo: O consumo all line.
Outra novidade � o Projeto Varejo, a��o in�dita que desafiou a ind�stria expositora a desenvolver produtos assinados por designers que atendam a demandas espec�ficas do varejo nacional. A iniciativa resultou em cerca de 50 pe�as in�ditas de quase 20 expositores que apostaram nesse investimento de inova��o.
Para chegar a essas demandas de inova��o, tipo de produto e apelo de vendas, a equipe do Sindm�veis conduziu, no ano passado, uma pesquisa qualitativa com algumas das principais redes de lojas clientes da ind�stria moveleira participantes da Movelsul Brasil. A compila��o dessas informa��es ajudou a ind�stria moveleira no desenvolvimento de pe�as in�ditas que ser�o apresentadas para o varejo durante a feira. Os m�veis s�o assinados por designers, que podem ser equipes internas ou est�dios contratados. A programa��o da Movelsul 2018 segue at� esta quinta-feira, no Parque de Eventos de Bento Gon�alves, com hor�rio de funcionamento das 12h �s 20h. A feira tem 246 expositores, alta de 5% sobre a edi��o passada e espera 30 mil visitantes.
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia