Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, quinta-feira, 29 de mar�o de 2018.

Jornal do Com�rcio

Economia

COMENTAR | CORRIGIR

Agroneg�cios

Not�cia da edi��o impressa de 29/03/2018. Alterada em 29/03 �s 00h14min

Novos softwares contribuem para preserva��o ambiental no Brasil

Maggi (e) e Martins (d) apresentaram as novas tecnologias em Bras�lia

Maggi (e) e Martins (d) apresentaram as novas tecnologias em Bras�lia


/MARCELO CAMARGO/ABR/JC
A plataforma virtual ABC - Agricultura de Baixo Carbono -, que monitora as emiss�es de gases de efeito estufa -, e a plataforma Webambiente, com solu��es tecnol�gicas e servi�os para fazer cumprir o C�digo Florestal brasileiro foram lan�adas nesta quarta-feira em Bras�lia, pelo ministro da Agricultura, Blairo Maggi, e pelo presidente da Confedera��o de Agricultura e Pecu�ria (CNA), Jo�o Martins. As duas ferramentas foram desenvolvidas pelo Minist�rio da Agricultura, Pecu�ria e Abastecimento (Mapa), em parceria com Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecu�ria (Embrapa) e o Minist�rio do Meio Ambiente.
A Plataforma ABC � uma ferramenta digital a ser utilizada na execu��o da Pol�tica Nacional sobre Mudan�as do Clima (PNMC) e do Plano Setorial para Consolida��o de uma economia de Baixa Emiss�o de Carbono na Agricultura (Plano ABC), lan�ado em 2010. J� a Plataforma WebAmbiente, via internet, agrega informa��es sobre os biomas brasileiros classificados em m�dulos de cadastro de �reas, diagn�stico interativo, esp�cies nativas indicadas e seu potencial econ�mico, t�cnicas e modelos dispon�veis (viveiros, mudas, cursos) an�lise de custos e biblioteca digital.
As duas plataformas s�o consideradas fundamentais para viabilizar o Plano ABC e o Novo C�digo Florestal, assim como cumprir os compromissos assumidos na 15� Confer�ncia das Partes (COP-15), realizada em dezembro de 2009, em Copenhague, e, posteriormente, na 21� Confer�ncia do Clima (COP-21), em dezembro de 2015, em Paris.
O presidente da Embrapa, Maur�cio Lopes, explicou que n�o se faz pesquisa in loco nas propriedades rurais de um pa�s gigantesco como o Brasil, j� que existem m�todos cient�ficos por amostragem que podem modelar e calcular os impactos do Plano ABC.
A plataforma Webambiente j� est� acess�vel nos sites do Minist�rio do Meio Ambiente e da Embrapa.�O sistema�serve para apoiar o produtor na recomposi��o e recupera��o de locais degradados de reserva legal e de �rea de Prote��o Permanente (APP).
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia