Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, quinta-feira, 29 de mar�o de 2018.

Jornal do Com�rcio

Economia

COMENTAR | CORRIGIR

Pesquisa

Not�cia da edi��o impressa de 29/03/2018. Alterada em 29/03 �s 00h15min

Expectativa do setor de servi�os cai, aponta FGV

O �ndice de Confian�a de Servi�os (ICS) recuou 1,7 ponto na passagem de fevereiro para mar�o, para 91,4 pontos, na s�rie com ajuste sazonal, informou a Funda��o Getulio Vargas (FGV) nesta quarta-feira. A perda ocorre depois de o �ndice acumular um avan�o de 10,4 pontos nos oito meses anteriores.
"A redu��o da confian�a dos servi�os em mar�o sugere um movimento de acomoda��o, compat�vel com a lenta recupera��o do n�vel de atividade que vem marcando este setor. A calibragem nas expectativas foi o principal determinante do recuo do indicador de confian�a em mar�o, e pode estar relacionada �s incertezas que marcam o ano eleitoral", avaliou Silvio Sales, consultor do Instituto Brasileiro de Economia da FGV (Ibre/FGV), em nota oficial.
Houve piora na confian�a em sete das 13 principais atividades pesquisadas. O �ndice da Situa��o Atual (ISA-S) diminuiu 0,6 ponto em mar�o, sendo negativamente influenciado pelo item que mede o volume de demanda atual, com queda de 2,7 pontos. J� o �ndice de Expectativas (IE-S) recuou 2,8 pontos, pressionado pelo componente de Demanda Prevista, com perda de 4,4 pontos no m�s.
"� importante destacar que o indicador do �mpeto de emprego tamb�m foi afetado pela calibragem nas expectativas empresariais em mar�o", ressaltou.
Sales pondera, por�m, que a queda do �ndice de expectativas entre fevereiro e mar�o foi determinada por uma migra��o do percentual de respostas de empres�rios antes otimistas em dire��o � neutralidade.
"Isso mostra que, mesmo com a queda de mar�o, os indicadores seguem em uma tend�ncia de recupera��o, n�o havendo evid�ncias de piora, mas sim uma primeira sinaliza��o de otimismo moderado em rela��o � perspectiva de continuidade da atual fase de recupera��o da atividade", informou a da FGV.
O N�vel de Utiliza��o da Capacidade Instalada (Nuci) do setor de Servi�os avan�ou 0,6 ponto percentual em mar�o ante fevereiro, para 82,8%.
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia