Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, ter�a-feira, 27 de mar�o de 2018.

Jornal do Com�rcio

Economia

COMENTAR | CORRIGIR

infraestrutura

Not�cia da edi��o impressa de 28/03/2018. Alterada em 27/03 �s 22h44min

Obras da Fraport podem gerar 8 mil vagas

Mais de 90 empresas selecionadas apresentaram suas experi�ncias e �rea de atua��o em evento na Fiergs

Mais de 90 empresas selecionadas apresentaram suas experi�ncias e �rea de atua��o em evento na Fiergs


/EVELISE MEDEIROS/ESPECIAL/PAL�CIO PIRATINI/JC
A gera��o de at� 8 mil empregos diretos e indiretos em diferentes frentes de trabalho deve ser um dos resultados das obras de amplia��o do Aeroporto Internacional Salgado Filho, segundo estimativas do Cons�rcio HTB, Tedesco e Barbosa Mello, contratado pela Fraport. A informa��o foi repassada durante a primeira Rodada de Neg�cios, realizada ontem, na Federa��o das Ind�strias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs). A atividade reuniu a empresa alem� que administra o aeroporto e empresas ga�chas que podem fornecer insumos e servi�os para cumprir as exig�ncias decorrentes da concess�o do aeroporto.
"Queremos crescer junto com Porto Alegre e com o Rio Grande do Sul", disse o gerente de Assuntos Corporativos da Fraport, Andreas Montag, ao apresentar as etapas de trabalho. "Temos o desafio de realizar os investimentos necess�rios para ampliar os n�veis de servi�o e de tr�fego no aeroporto", esclareceu.
A Rodada de Neg�cios � uma iniciativa do governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econ�mico, Ci�ncia e Tecnologia (Sdcet), em parceria com o Servi�o Brasileiro de Apoio �s Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); a Fiergs; a RS �leo, G�s & Energia; o Sindicato das Ind�strias de Constru��o Civil (Sinduscon-RS); a Associa��o Brasileira da Ind�stria El�trica e Eletr�nica (Abinee-RS); a Associa��o Brasileira da Ind�stria de M�quinas e Equipamentos (Abimaq); e a Fraport, que foi representada pela CEO da Fraport Brasil-Porto Alegre, Andreea Pal.
S�o 52 meses para a amplia��o da pista, aumento do terminal (duplicando a capacidade atual), novas �reas de seguran�a, obras de drenagem do terreno e novo edif�cio-garagem. O investimento deve chegar a
R$ 1,5 bilh�o. Entre as a��es que mais demandar�o prestadores de servi�o est�o as estruturas em concreto e a terraplenagem, al�m dos servi�os necess�rios a um aeroporto do porte que ter� o Salgado Filho ap�s a expans�o.
Foram selecionadas 91 empresas para a Rodada de Neg�cios. Elas apresentaram experi�ncias e �reas de atua��o. "Essa � uma oportunidade para conhecer os fornecedores ga�chos de insumos e servi�os", explicou Andreea. "Al�m de novas possibilidades de voos, as obras permitir�o um novo n�vel em rela��o ao transporte de cargas, impulsionando o desenvolvimento local", disse o secret�rio adjunto da Sdect, Evandro Fontana. Ele destacou, ainda, que o governo do Estado atua de forma pr�xima � Fraport desde sua chegada ao Estado, buscando auxiliar em tr�mites necess�rios aos trabalhos. Tamb�m disse que a Rodada de Neg�cios � uma das a��es do Programa Desenvolve RS, que atua no sentido de valorizar as empresas locais.

Azul lan�a voos de Porto Alegre para Ros�rio e C�rdoba operados quatro vezes por semana

A Azul Linhas A�reas ampliar� seus voos internacionais no aeroporto Salgado Filho com duas novas rotas, que ligar�o a capital ga�cha �s cidades de Ros�rio e C�rdoba, na Argentina. Os voos para C�rdoba t�m in�cio em 1 de julho e ser�o operados quatro vezes na semana, �s segundas, quartas e sextas-feiras, e aos domingos. J� as liga��es para Ros�rio t�m estreia no dia 3 de julho, com voos tr�s vezes por semana, �s ter�as e quintas-feiras, e aos s�bados.
As opera��es ser�o realizadas pelos jatos Embraer, com capacidade para at� 118 clientes, e as passagens j� est�o dispon�veis por meio dos canais de vendas da companhia. O diretor de planejamento de malha da Azul, Daniel Tkacz, ressalta que as novas rotas permitir�o que os clientes da companhia tenham ainda mais op��es de voos e destinos, dentro e fora do Pa�s. "Estamos muitos entusiasmados com essas inclus�es em nossa malha de voos, j� que hoje existe uma demanda por transporte a�reo entre essas cidades e n�o h� voos diretos. Isso trar� mais conveni�ncia, tanto para brasileiros quanto para argentinos, que desejam viajar a lazer ou a trabalho entre os dois pa�ses", afirma Tkacz.
Os voos da Azul para as cidades argentinas oferecer�o conectividade com as cidades de S�o Paulo (por Congonhas e por Guarulhos), Campinas, Rio de Janeiro (Santos Dumont), Curitiba, Florian�polis e Navegantes. Al�m das cidades argentinas, o aeroporto da capital ga�cha conta com mais 15 destinos regulares e Punta Del Este na alta temporada de ver�o.
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia