Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, segunda-feira, 26 de mar�o de 2018.

Jornal do Com�rcio

Economia

COMENTAR | CORRIGIR

Trabalho

Not�cia da edi��o impressa de 27/03/2018. Alterada em 26/03 �s 23h04min

Eletrobras lan�a plano para fechar tr�s mil vagas

A Eletrobras informou ontem que lan�ou um Plano de Demiss�o Consensual (PDC), levando em conta as normas da nova legisla��o trabalhista, que determina que seja feito um acordo entre patr�es e empregados. O acordo determinou o pagamento de 20% do Fundo de Garantia do Tempo de Servi�o (FGTS), como manda a nova lei, e mais 20% de incentivo, somando os 40% que eram direito do trabalhador antes da mudan�a na lei.
O plano ir� garantir cinco anos de assist�ncia m�dica. A meta da Eletrobras, que est� em processo de privatiza��o, � o desligamento de tr�s mil colaboradores em todas as empresas da holding e suas subsidi�rias, o que representar� uma economia de cerca de R$ 890 milh�es ao ano.
O plano ser� implantado simultaneamente nas empresas Eletrobras Cepel, Cgtee, Chesf, Eletronuclear, Eletronorte, Amazonas GT, Eletrosul e Furnas, al�m da pr�pria holding; e teve aprova��o da Secretaria de Coordena��o e Governan�a das Empresas Estatais (Sest).
A ades�o dos empregados se dar� at� o dia 27 de abril, e os desligamentos ocorrem em oito turmas, de 30 de maio at� 14 de dezembro de 2018.
S�o eleg�veis os empregados que tenham, no m�nimo, 10 anos de v�nculo empregat�cio com a empresa, no momento do desligamento, considerando o limite de 14/12/2018; ou anistiados e reintegrados � empresa por meio da Comiss�o Especial Interministerial de Anistia - Lei n� 8.878/1994 (neste caso, n�o h� exig�ncia de tempo m�nimo de empresa).
Segundo a Eletrobras, o lan�amento do PDC j� estava previsto nas iniciativas de efici�ncia operacional e disciplina financeira que v�m sendo implementadas na companhia desde 2016.
"A possibilidade de desligamento se d� pela crescente automa��o adotada nas empresas Eletrobras, na utiliza��o de um sistema de gest�o empresarial (ERP) unificado nas companhias e tamb�m da cria��o de um Centro de Servi�os Compartilhados. Al�m disso, a redu��o de quadro de pessoal busca um alinhamento dos custos da Eletrobras �s tarifas, evitando preju�zos operacionais no futuro", afirmou a estatal ontem em nota divulgada � imprensa.
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia