Mudan�as nos mecanismos de busca e nas estrat�gias de comunica��o das marcas se refletiram em desenvolvimentos na segmenta��o de campanhas em 2017, mas causaram tamb�m uma eleva��o dos custos de links patrocinados (busca paga). � o que aponta o relat�rio Paid Search Trends do quarto trimestre realizado pela iProspect, ag�ncia de marketing digital presente em 54 pa�ses. O estudo � organizado nos EUA e baseado no rastreamento de mais de 220 mil campanhas on-line ativas em v�rios Pa�ses, referentes a 2,5 mil contas do Google AdWords.
A competi��o no ambiente on-line ficou mais acirrada com mais investimentos se dirigindo aos dispositivos m�veis e, no mercado de varejo, � modalidade lista de compras (Shopping Ads). De 2016 para 2017, o Custo por Clique (CPC) da busca paga e do shopping ads cresceram 25%.
Apesar da eleva��o dos custos, a taxa de cliques por CTR (taxa de cliques por 1 mil impress�es) tamb�m cresceu ao longo de 2017, assim como a taxa de convers�o. "O maior investimento aliado a estrat�gias de segmenta��o e o desenvolvimento de formatos mais amig�veis de inser��o aumentaram a efici�ncia das campanhas", diz a diretora de opera��es da iProspect, Paola M�ximo. Segundo ela, a jornada do consumidor est� cada vez mais integrada, e as marcas devem estar preparadas para se inserir neste contexto e com o or�amento necess�rio.
Pela primeira vez, o estudo detectou uma queda no volume de cliques de 18% em 2017. "O crescimento dos cliques em dispositivos m�veis n�o cresceu em um ritmo suficiente para compensar a queda dos cliques em desktops, mostrando, mais uma vez, a mudan�a no comportamento consumidor."