Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, quinta-feira, 22 de mar�o de 2018.

Jornal do Com�rcio

Economia

COMENTAR | CORRIGIR

Consumo

Not�cia da edi��o impressa de 23/03/2018. Alterada em 22/03 �s 21h52min

Consumidores v�o gastar em m�dia R$ 135,00 na P�scoa

Para 41% dos entrevistados, produtos est�o mais caros neste ano

Para 41% dos entrevistados, produtos est�o mais caros neste ano


/GABRIELA DI BELLA/ARQUIVO/JC
A Páscoa deve movimentar o comércio no final do primeiro trimestre do ano. Uma estimativa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostra que cerca de 103,9 milhões de brasileiros devem realizar compras para a ocasião. De acordo com a sondagem, 69% dos consumidores pretendem comprar ou já compraram presentes e chocolates para a Páscoa de 2018 - percentual acima da intenção de compras relatada em 2017 (57%). Apenas 12% não pretendem ir às compras neste ano.
Entre os consumidores que vão realizar compras na Páscoa, a maior parte (41%) relata a intenção de gastar a mesma quantia do ano passado, enquanto 36% vão gastar menos, e 15% garantem que gastarão mais. A média de compras esperada para a data neste ano é de cinco produtos, e o gasto total médio, de R$ 135,03.
O levantamento revela ainda que 41% dos consumidores ouvidos têm a sensação de que os preços dos produtos para a Páscoa estão mais caros neste ano do que em 2017 - percentual que era 56% na sondagem do último ano. Para 31%, os valores estão na mesma faixa, e apenas 9% acreditam em preços menores. A pesquisa também mostrou que maioria (91%) dos compradores pretende fazer pesquisa de preço antes de levar os ovos ou demais produtos para casa, sendo que os locais preferidos serão os supermercados (76%), os sites (52%), as lojas em shoppings (38%) e as lojas de rua (34%).
Seis em cada 10 consumidores pretendem comprar ovos de chocolate (61%), enquanto 51% preferem os bombons e 48%, as barras de chocolate. 
"O consumidor brasileiro já aprendeu que a variação de preços dos ovos de páscoa é enorme, e pode ficar próxima a 100% em algumas cidades, de acordo com o Procon. Então ir às compras na primeira loja que aparece é um erro grave. O ideal é se planejar com antecedência, usar a internet para pesquisar e só tomar decisões depois de ter visto os preços praticados em vários estabelecimentos. Por fim, é válido refletir: é necessário mesmo comprar ovos, ou este é apenas mais um símbolo de consumo? Muitas vezes, o chocolate em outros formatos, como a barra, por exemplo, sai muito mais barato para o consumidor. Mas, em todo caso, se a pessoa fizer questão, pode buscar ovos artesanais ou caseiros, que saem mais em conta e também podem ser ótimos presentes", avalia a economista chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti.
 
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia