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Varejo

- Publicada em 17 de Março de 2018 às 18:30

Anuar Pezzi estreia novo perfil de súper de bairro em Porto Alegre

Nova loja da rede abriu mais espaço para frutas e verduras e tem comida para levar

Nova loja da rede abriu mais espaço para frutas e verduras e tem comida para levar


LUIZA PRADO/JC
Enquanto gigantes globais como Walmart fecham lojas em Porto Alegre, redes de supermercado de bairro estreiam novas operações com apelo na proximidade e conveniência. A bandeira Anuar Pezzi é um dos exemplos. Em janeiro, outra bandeira, a Center Shop, abriu a segunda loja fora do Centro, desta vez no bairro Cidade Baixa. A Anuar Pezzi segue a trilha e abriu a quinta operação e ainda expandiu seu alcance territorial, que agora vai da avenida Icaraí, na zona Sul, e Azenha até a avenida Ipiranga. Além disso, apresenta novo conceito para suas lojas. A unidade mais recente a ser aberta fica na avenida Erico Verissimo, 495, no bairro Menino Deus.
Enquanto gigantes globais como Walmart fecham lojas em Porto Alegre, redes de supermercado de bairro estreiam novas operações com apelo na proximidade e conveniência. A bandeira Anuar Pezzi é um dos exemplos. Em janeiro, outra bandeira, a Center Shop, abriu a segunda loja fora do Centro, desta vez no bairro Cidade Baixa. A Anuar Pezzi segue a trilha e abriu a quinta operação e ainda expandiu seu alcance territorial, que agora vai da avenida Icaraí, na zona Sul, e Azenha até a avenida Ipiranga. Além disso, apresenta novo conceito para suas lojas. A unidade mais recente a ser aberta fica na avenida Erico Verissimo, 495, no bairro Menino Deus.
Com mil metros quadrados, a filial tem ambiente interno com nova organização de setores, novo design de mobiliário e mais espaço para hortigrangeiros e padaria, além de duas novidades. A primeira é ter comida pronta para levar, com destaque para carne assada, ao estilo das rotisserias. A outra mudança e que chama a atenção é o layout do açougue. O balcão de atendimento onde ficam os cortes de carne in natura ganhou uma divisão envidraçada.
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Açougue com divisória e janela para pedidos impressionou Neila. Fotos: Luiza Prado/JC 
O atendente precisa abrir uma janelinha para interagir com os clientes. A aposentada Neila Fioretti estranhou um pouco, mas entendeu que conserva mais a higiene, já que reduz a influência do ambiente maior com os produtos refrigerados. Neila aprovou a disposição dos itens e diz que ficou melhor para ela, pois pode passar e entrar antes de ir para casa. "Faço dança no Tesourinha (ginásio) e aproveito e passo aqui pelo menos duas vezes na semana", conta a cliente. A filial ficou mais perto da sua casa, pois costuma ir à sede, na avenida Carlos Barbosa. O estacionamento com 60 vagas é outra facilidade, diz a aposentada.
Neila narra a experiência na nova loja para deleite do dono Anuar Paulo Pezzi, que assiste aos comentários. Clientes como a aposentada podem facilmente percebê-lo nos corredores, já que o dono usa sempre na cabeça um boné. "Tenho este hábito desde que morava em Lajeado e trabalhava na lavoura do meu pai, seu Adelino Rocco Pezzi", explica o dono. Desde que o empresário se mudou com irmãos para Porto Alegre já são 30 anos. No começo, a família atuou com fruteira.
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Pezzi está sempre com o boné da cabeça, hábito que mantém desde jovem. 
O mercado foi um voo solo do filho de colonos. Há 22 anos no ramo, Pezzi encarou o novo empreendimento como um passo para testar novo mix. Além de alimentação, a loja agrega mais itens como produtos dietéticos e mais saudáveis. Também tem uma cafeteria logo na entrada. Talvez sem querer, o empresário de mercados de bairro em Porto Alegre esteja agregando o que especialistas em varejo apontam como formas de estender a permanência na loja.
O resultado é que o conjunto da loja chamou a atenção e justo de quem? "Do Zaffari", conta Pezzi. "O gerente da loja me contou que o Airton Zaffari (um dos executivo da segunda maior rede do Estado e quinta no País, segundo o ranking da Associação Gaúcha de Supermercados) este aqui e perguntou se eu era paulista (risos). Parece que chamei a atenção até dos Zaffari", conclui o dono da rede de bairro, sem esconder o orgulho. Mas Pezzi revela simplicidade no minuto seguinte. "Sabe que me inspirei no Zaffari para montar esta loja? Tem a cozinha que eles têm, com carne assada, operamos com o serviço de segunda a domingo e tem a cafeteria", cita.
A filial tem mesmo algumas proximidades com o ícone dos supermercados no Estado. Corredores mais amplos, disposição de frutas e verduras, revestimentos e painéis amadeirados que imprimem maior rusticidade, mas com ar moderno. Visual das áreas bem demarcado e um trabalho de iluminação que torna o ambiente mais confortável. "Temos 20 mil itens aqui nesta loja, a proporção de verduras e frutas é bem maior que a das outras quatro unidades", exemplifica o dono.
O ponto exigiu investimento entre R$ 3 milhões e R$ 4 milhões. São 60 funcionários hoje na operação, mas Pezzi projeta que mais 20 vagas devem ser abertas ainda em 2018 com a curva ascendente de movimento. "É uma loja que promete mais crescimento pela região onde fica. E um fluxo muito intenso mais para a noite", aposta ele.

Trunfo de redes de bairro é relação com clientes

Rede vai levar conceito de loja para outras quatro filiais existentes

Rede vai levar conceito de loja para outras quatro filiais existentes


LUIZA PRADO/JC
O novo perfil de operação da Anuar Pezzi vai migrar para as demais unidades da rede, adianta o dono Pezzi. A primeira a sofrer o efeito é a matriz, na avenida Carlos Barbosa, no bairro Azenha, que já está em reforma. As outras três unidades - duas na Vila Cruzeiro e uma no bairro Glória - também entrarão no conceito, garante. Na Cruzeiro, a expectativa é pela conclusão da duplicação da avenida Tronco, herança inacabada da Copa do Mundo de 2014. "Lá está nossa maior operação. Se a obra estivesse pronta, venderíamos o dobro", contabiliza Anuar Paulo Pezzi.
O que explica a multiplicação dos pequenos? Jociane Ongaratto, gestora de projetos do Sebrae-RS, enumera como primeiro apelo do relacionamento com os consumidores, com casos de chamar o cliente pelo nome. Jociane lista ainda o mix de produtos, que tem maior valor agregado em alguns nichos de minimercados e empórios e aposta em mais áreas para frutas, alimentos in natura e bebidas, caso da Anuar Pezzi. Atuar com itens adquiridos de fornecedores locais, como o segmento de orgânicos e agroindústrias, também ganha mais espaço nas estratégias, pois conecta o canal a valores como sustentabilidade, acrescenta a gestora. "Assim a rede se diferencia. O grande não tem muitas vezes como olhar o detalhe, lembrar dos frequentadores, mudar a cada ponto", amplia ela.
O Sebrae-RS tem o projeto Varejo de Alimentos e Minimercados, com abrangência em Porto Alegre e Região Metropolitana. O alcance é de pequenas empresas, o que pode ser encarado por unidade de loja com faturamento de até R$ 4,8 milhões. Hoje são 13 operações acompanhadas, cuja meta é alcançar crescimento de 10%. O programa ainda está aberto a participantes em 2018. O serviço de apoio custeia 70% da despesa, e a empresa paga R$ 2 mil. O pacote inclui consultorias in loco, montagem de indicadores de desempenho, capacitações de equipes, gestão por categorias de produtos e exposição nas gôndolas e consultorias mensais no local. "Montamos estratégias para atrair mais clientes", diz Jociane.
Entre as dificuldades que estão neste segmento, está a relação com fornecedores, em situações corriqueiras, como decidir se vai ou não comprar um produto oferecido por um novo fornecedor. "Muitas vezes eles (donos dos mercados) não sabem como vão lidar com o vendedor. Ajudamos o empresário a identificar o produto mais adequado ao tipo de cliente que ele atende. Saber o mix da loja e fazer o controle de estoques são áreas que mais precisam ser trabalhadas", cita a gestora.