Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 07 de Março de 2018 às 07:51

Bolsas asiáticas fecham em baixa influenciadas pela renúncia de assessor econômico de Trump

Estadão Conteúdo
As bolsas asiáticas fecharam em baixa nesta quarta-feira (7), após notícia de que o principal assessor econômico da Casa Branca, Gary Cohn, decidiu renunciar depois de sair derrotado numa disputa sobre tarifas.
As bolsas asiáticas fecharam em baixa nesta quarta-feira (7), após notícia de que o principal assessor econômico da Casa Branca, Gary Cohn, decidiu renunciar depois de sair derrotado numa disputa sobre tarifas.
Defensor do livre comércio, Cohn anunciou sua renúncia na noite dessa terça-feira (6) por discordar do recém-anunciado plano do presidente dos EUA, Donald Trump, de adotar tarifas sobre importações de aço e alumínio, de 25% e 10%, respectivamente.
A notícia foi interpretada por muitos investidores como sinal de que o presidente americano irá adiante com a tarifação e reacendeu temores sobre uma eventual guerra comercial internacional. O plano de Trump, no entanto, sofre oposição também de alguns integrantes de seu próprio Partido Republicano.
Na China, prevaleceram as perdas após um pregão de volatilidade. O índice Xangai Composto recuou 0,55%, a 3.271,67 pontos, e o menos abrangente Shenzhen Composto caiu 0,78%, a 1.837,87 pontos. Ações de grandes bancos chineses, no entanto, avançaram com vigor em meio à expectativa de que Pequim reduza compulsórios exigidos para a cobertura de empréstimos de liquidação duvidosa.
Em Tóquio, o Nikkei terminou o dia com queda de 0,77%, a 21.252,72 pontos, também influenciado pela força que o iene mostrou frente ao dólar na esteira da renúncia de Cohn.
Em outras partes da Ásia, o Hang Seng caiu 1,03% em Hong Kong, a 30.196,92 pontos, enquanto o sul-coreano Kospi cedeu 0,40% em Seul, a 2.401,82 pontos, e o Taiex perdeu 0,36% no mercado taiwanês, a 10.745,32 pontos, mas o filipino PSEi tomou direção contrária e subiu 0,53% em Manila, a 8.404,69 pontos.
Na Oceania, a bolsa australiana seguiu o tom negativo das asiáticas. Influenciado principalmente por ações de grandes bancos domésticos e de energia, o S&P/ASX 200 registrou queda de 1,01% em Sydney, a 5.902,00 pontos. 
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO