Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, quinta-feira, 22 de mar�o de 2018.

Jornal do Com�rcio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Roberto Brenol Andrade

Palavra do Leitor

Not�cia da edi��o impressa de 23/03/2018. Alterada em 22/03 �s 21h41min

Deputadas de Pelotas

Conforme dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 53% dos eleitores aptos a votar nas últimas eleições eram do sexo feminino. Diante disso, podemos afirmar que as mulheres não estão exercendo os direitos em condições de igualdade, principalmente no Rio Grande do Sul, onde a representatividade na Assembleia Legislativa nunca passou de 20%. Encontramos a primeira mulher eleita para a Casa da Democracia em 1950, e que assumiu seu mandato em 31 de janeiro de 1951, a vereadora pelotense e professora Suely Gomes de Oliveira. Ela se reelegeu por vários mandatos, permanecendo no legislativo até 1975. Suely foi autora, em 1954, do primeiro Estatuto do Magistério Público Estadual. Com a eleição da deputada Suely Oliveira, começa a jornada das mulheres de Pelotas no Parlamento gaúcho. Até hoje, foram 35 deputadas eleitas por várias regiões, sendo que, com base em Pelotas, além de Suely foram mais cinco que chegaram ao Palácio Farroupilha: Mirian Marroni, Hilda de Souza, Cecilia Hypolito, Leila Fetter e Adriane Rodrigues. (Nilton Santos, jornalista e cientista político)
Empréstimo do BID
Causa-me espanto o prefeito da Capital, Nelson Marchezan Júnior (PSDB), querer mover ação judicial porque o Ministério da Fazenda negou autorização para um empréstimo de US$ 80 milhões do BID para a prefeitura, que ele mesmo admite que não tem capacidade de pagar. Depois quer alterar a planta do IPTU de Porto Alegre e jogar a conta nas costas do contribuinte. O PSDB está querendo se queimar com a população da Capital; além de respingar no candidato do partido a governador neste ano. Se o prefeito quer ter chances futuras como político, que pare de querer aumentar impostos, pois a população está farta disso e seus adversários saberão explorar o fato. (Rafael Alberti Cesa, Caxias do Sul/RS)
Limpeza
Muita reclamação contra a sujeira de Porto Alegre. No entanto, tenho visto equipes do Departamento Municipal de Limpeza Pública (DMLU) ou de empresas contratadas, limpando ruas e avenidas, bem como praças, pelas equipes da Secretaria do Meio Ambiente (Smam). (Eunice Martins Herrara)
Radicais
Ala radical da sociedade está revoltada porque, apesar de todas as ameaças e achincalhes, magistrados não estão se intimidando e condenam político atolado em falcatruas. Desrespeitosos, não se conformam, querem a qualquer custo que corrupto possa concorrer a cargo eletivo. (Roberto Fissmer)
Justiça
Esse assunto do julgamento dos recursos de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já cansou. Virou novela. Mas a Justiça brasileira tem tantos recursos que tudo se arrasta mesmo. (Nelson Pedroso, Porto Alegre)
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia