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Porto Alegre, quinta-feira, 22 de mar�o de 2018.

Jornal do Com�rcio

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Vinicius Ferlauto

Giro R�pido

Not�cia da edi��o impressa de 23/03/2018. Alterada em 22/03 �s 22h12min

O peso das locadoras

As locadoras compraram em 2017 um total de 359,7 mil veículos, volume 65% maior do que o verificado no ano anterior. A frota total das empresas de locação passou de 660 para 700 mil unidades. Os números são da Associação Brasileira das Locadoras de Veículos (Abla). Quem mais negociou com as locadoras foi a General Motors, que forneceu 70,6 mil veículos, praticamente o dobro de 2016 (36,9 mil). Somente do Chevrolet Onix foram 37,9 mil unidades. A FCA Fiat Chrysler ficou em segundo lugar, com 69,1 mil veículos; e a Renault apareceu em terceiro, com 57 mil unidades emplacadas. Segundo a Abla, 80% da frota das associadas é formada por hatches e sedãs pequenos. De 2016 para 2017, a idade média da frota diminuiu de 20,7 para 18 meses, e deve baixar ainda mais em 2018, quando as locadoras pretendem adquirir 400 mil veículos ou mais.
Híbrido flexível
A Toyota apresentou o primeiro protótipo de veículo híbrido equipado com motor de combustão interna flexível. O projeto, que combina um propulsor elétrico e outro a gasolina e/ou etanol, colocou lado a lado as equipes de engenharia da empresa do Japão e do Brasil. O trabalho foi direcionado para extrair o potencial máximo de cada solução: alta eficiência e baixíssimos níveis de emissões. O protótipo foi construído sobre a plataforma do modelo Prius. A marca estuda possibilidades de produção dessa tecnologia no Brasil no futuro.
Número significativo
A Chevrolet alcançou o marco de 15 milhões de carros vendidos em 93 anos de atividades no Brasil. O País é atualmente o terceiro maior mercado global da marca, atrás apenas dos Estados Unidos e da China. Por aqui, são emplacados cerca de 1,5 mil automóveis da Chevrolet por dia. Os modelos com maior volume de vendas são aqueles que ficaram em produção por longos períodos: Corsa, Celta, Chevette e Monza. Atualmente em produção, o Onix é o quinto da lista.
Fábricas de elétricos
O Grupo Volkswagen anunciou que ampliará para 16 o número de fábricas no mundo com capacidade para produzir veículos elétricos até o fim de 2022, sendo que nove plantas já existentes serão programadas para esse fim em até dois anos. Atualmente, a companhia produz carros elétricos em três locais no mundo.
Fim da relação
Depois de quase 30 anos, a relação da Citroën e do Grupo SHC, do empresário Sergio Habib, está para terminar. Habib foi o primeiro representante da marca francesa no Brasil, mas não terá mais nenhuma loja a partir da segunda quinzena de julho. Das 12 concessionárias Citroën e duas Peugeot que o Grupo SHC possui, a maior parte será transformada em revendas JAC Motors, empresa chinesa também representada por Habib.
Ampla renovação
A Ford deu início a uma ampla renovação de sua linha de produtos nos Estados Unidos, focada em picapes, SUVs e veículos comerciais, com investimentos em novos sistemas de propulsão e conectividade. Até 2020, a marca pretende ter a gama de veículos mais atualizada entre as grandes montadoras na América do Norte, reduzindo a idade média dos modelos de 5,7 para 3,3 anos. A Ford também confirmou a introdução global, a partir do segundo semestre, do Co-Pilot360, novo e avançado pacote de tecnologias de auxílio ao motorista, que inclui assistência autônoma de frenagem de série, detecção de pedestre e outras funções de segurança. Todos os novos automóveis da marca lançados no mercado norte-americano contarão com esse recurso.
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