Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, quinta-feira, 15 de mar�o de 2018.

Jornal do Com�rcio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Vinicius Ferlauto

Giro R�pido

Not�cia da edi��o impressa de 16/03/2018. Alterada em 15/03 �s 20h44min

Semirreboques peruanos

Foi inaugurada ontem, em Callao, Região Metropolitana de Lima, a Randon Perú. A nova planta - resultado da joint venture formalizada em 20 de junho de 2017 entre a Randon S.A. Implementos e Participações e o Grupo Epysa, do Chile - se dedicará à montagem e venda de semirreboques, com início da operação previsto para o segundo trimestre e capacidade de montar até mil unidades/ano. O mercado peruano é o terceiro maior consumidor de reboques e semirreboques na América do Sul, ficando atrás apenas do Brasil e da Argentina.
Receptividade aos elétricos
Conforme estudo encomendado pela Nissan na América Latina, oito em cada 10 pessoas estão abertas a comprar um veículo elétrico. A pesquisa da consultoria C230 ouviu 5.700 pessoas em cinco países - Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e Peru - com o objetivo de conhecer o grau de abertura na região para as novas tecnologias de mobilidade.
Exportação para Nigéria
A Marcopolo, em parceria com a Scania, fechou a exportação de 300 ônibus urbanos para a Transport Service Limited, importante operador da cidade de Lagos, na Nigéria, África. A aquisição faz parte do plano do governo local para fortalecer o transporte público na cidade. São 250 ônibus urbanos e 50 micro-ônibus que serão entregues no primeiro semestre de 2018.
Motos aceleram
As fabricantes de motocicletas instaladas no Polo Industrial de Manaus (AM) registraram avanço no volume de produção no primeiro bimestre do ano. Em janeiro e fevereiro, saíram dessas empresas 164.938 unidades, alta de 10,7% sobre o mesmo período do ano anterior (148.965). Os dados são da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares.
Acordo definitivo
A Dana anunciou a assinatura de acordo definitivo para a combinação de suas operações com as da Divisão de Driveline da GKN. O negócio cria a Dana Plc, líder global em sistemas de transmissão. De acordo com os termos, os acionistas da Dana serão proprietários de aproximadamente 52,75% das ações da empresa, e os acionistas da GKN, de 47,25%. A Dana Plc terá sua sede fiscal no Reino Unido. Com cerca de 35 mil funcionários, a GKN Driveline opera em 23 países e possui 61 locais de fabricação. A Dana espera concluir a transação, que está sujeita a aprovações regulatórias, no segundo semestre.
Carros e drones
A Ford criou um grupo de pesquisa para desenvolver a integração entre os carros e pequenos veículos aéreos amadores não tripulados - os drones. O time, sediado no laboratório de inovação de Palo Alto, no Vale do Silício (EUA), criou uma plataforma de desenvolvimento customizável, que permite testar diferentes configurações do equipamento, seja para uso como hobby ou ferramenta de trabalho.
Panorama dos blindados
Em 2017, 15.145 veículos foram blindados no Brasil, número um pouco abaixo do verificado no ano anterior: 18.865. Atualmente, a frota total estimada no País é de quase 198 mil automóveis blindados. De acordo com o levantamento da Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin), o estado de São Paulo lidera esse serviço, concentrando quase 74% da produção. O Rio Grande do Sul aparece em quarto lugar, com 2,65%. O Toyota Corolla foi o modelo mais blindado em 2017. Para este ano, com a retomada do crescimento econômico, a Abrablin estima que a produção de blindados aumente em cerca de 25%.
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia