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Porto Alegre, domingo, 01 de abril de 2018.

Jornal do Com�rcio

Empresas & Neg�cios

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Not�cia da edi��o impressa de 02/04/2018. Alterada em 29/03 �s 18h07min

VIRAL

A expressão viralização recebeu novo significado na era digital. Entretanto a indústria e o mercado não são um simples conjunto de casualidades. O jornalista e editor sênior da The Atlantic - revista literária e cultural de Boston - Derek Thompson apurou o que faz com que as pessoas gostem e se engajem com um determinado produto. O entendimento da psicologia por trás dos gostos e os motivos por quais gostamos de algo são analisados minuciosamente pelo escritor. Ainda, Thompson busca entender o valor de influência das dinâmicas econômicas no consumo cultural. A resposta para a pergunta sobre o que viraliza no mercado é mais complexa do que o imaginado.
Segundo o autor, nada viraliza. Seja um filme, uma música, um livro ou qualquer novidade tecnológica que assume as prateleiras em uma loja, nada disso sofreu o processo tido como viralização. Empreendimentos, para chegarem ao sucesso, sofrem influências que os transformarão em produtos de alta rentabilidade. Desde a narrativa mais brilhante até a mais talentosa forma artística, todo o sucesso é devido ao engajamento de consumidores. Não dos seus consumidores primários, mas sim de uma rede criada através da propagação de um gosto particular.
Hit Makers esclarece que qualidade não é sinônimo de popularidade. E vai além, demonstra que o gosto pessoal, às vezes tido como "bom gosto", não existe.
Hit Makers - como nascem as tendências; Derek Thompson; Harper Collins; 368 páginas; R$ 49,90; disponível em versão digital

ENRIQUECER

A falta de estabilidade financeira é um fator determinante no andamento de uma empresa. Se as finanças andam na corda bamba, talvez esteja na hora de você refletir sobre o que o palestrante e escritor T. Harv Eker chama de "o seu modelo de dinheiro". Um conjunto de crenças que cada um de nós alimenta desde a infância e que molda o nosso destino financeiro, quase sempre nos levando para uma situação difícil.
Neste livro, Eker demonstra como substituir uma mentalidade destrutiva - que você talvez nem perceba que tem - pelos "arquivos de riqueza": 17 modos de pensar e agir que distinguem os ricos das demais pessoas. Através de suas 176 páginas, o palestrante motivacional comenta princípios fundamentais que devem ser seguidos para formalizar uma ascensão social.
O autor também ensina um método eficiente de administrar o dinheiro, ensinando o leitor a estabelecer sua remuneração pelos resultados que apresenta, e não pelas horas de trabalho. Além dessa otimização de serviços, Eker propõe ferramentas para aumentar o patrimônio líquido de uma empresa.
Segundo o palestrante e escritor, a ideia é multiplicar o capital de forma progressiva, utilizando-se do próprio capital para isso. Para Eker, enriquecer é tornar-se uma espécie de pessoa que pode alcançar a riqueza.
Os segredos da mente milionária - aprenda a enriquecer mudando seus conceitos sobre o dinheiro; T. Harv Eker; Editora Sextante; 176 páginas; R$ 29,90; disponível em versão digital

SOCIOLOGIA

As organizações são fundamentais nas atuais sociedades humanas, ao ponto de podermos afirmar que, sem elas, nossa civilização moderna teria poucas chances de sobrevivência. Constituem, ao lado dos indivíduos, agentes sociais que intervêm de diversos modos no nosso cotidiano. Nesse sentido, elas são objeto de estudo da área de Sociologia das Organizações na sua interação com outras organizações, com outros indivíduos e nas relações sociais internas que lhes dão razão de ser.
Este livro aborda as organizações como unidades sociais complexas, que apresentam algumas características universais e que assim podem ser estudadas de modo geral. Embora a abordagem aqui adotada tenha tido como foco principal as organizações empresariais, os conceitos e relações básicas que são apresentados podem ser aplicados a quaisquer organizações que apresentam alguma complexidade.
A obra inova ao abordar inúmeros temas, relativamente novos, em Sociologia das Organizações e na análise organizacional de forma geral, como as organizações econômicas pré-capitalistas - guildas, manufaturas e companhias de comércio -, as organizações fordistas relacionadas com as pós-fordistas, a teoria dos clusters, a competitividade sistêmica, a teoria dos stakeholders, responsabilidade social organizacional, o capital social, as cooperativas e o terceiro setor.
Sociologia das Organizações; Reinaldo Dias; Editora Atlas; 304 páginas; R$ 99,00
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