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Opinião

- Publicada em 05 de Fevereiro de 2018 às 16:10

A importância do Ensino Fundamental

Muito tem se falado sobre a reforma do Ensino Médio, que é realmente necessária, conforme demonstram os dados do Censo Escolar da Educação Básica 2017, divulgados pelo MEC. É importante ressaltar, no entanto, que as deficiências encontradas nos anos finais da educação básica são oriundas, muitas vezes, da má-formação dos alunos lá atrás, no Ensino Fundamental. Aí está o cerne do problema.
Muito tem se falado sobre a reforma do Ensino Médio, que é realmente necessária, conforme demonstram os dados do Censo Escolar da Educação Básica 2017, divulgados pelo MEC. É importante ressaltar, no entanto, que as deficiências encontradas nos anos finais da educação básica são oriundas, muitas vezes, da má-formação dos alunos lá atrás, no Ensino Fundamental. Aí está o cerne do problema.
Uma das causas é a formação precária dos professores. Cerca de 15% dos docentes da educação básica não têm Ensino Superior, segundo mostrou o censo. O mais preocupante é que, no Ensino Fundamental - quando começa o aprendizado das diversas disciplinas em sala de aula -, 3,7% dos professores que estão lecionando não terminaram o Ensino Médio, e 5% deles estudaram só até essa etapa. Existem ainda 6% que estão na faculdade. E mesmo entre os 85,3% formados na universidade, muitos não fazem cursos de atualização, importantíssimos neste mundo cada vez mais globalizado e digital.
As prefeituras, responsáveis pelas escolas públicas de Ensino Fundamental, têm que arregaçar as mangas e oferecer um ensino de maior qualidade, começando por promover cursos de formação e atualização profissional, possibilitando assim que seus professores tenham condições de dar aulas mais criativas e instigantes, incluindo aí a tecnologia, computadores e aplicativos que tornam o aprendizado mais completo, dentro da realidade das crianças e jovens do século XXI. Torna-se urgente modernizar a metodologia de ensino nas escolas, começando pelo Ensino Fundamental.
Presidente da Planneta; engenheiro elétrico pelo ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica); atua na área de educação há mais de 35 anos
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