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Economia

- Publicada em 26 de Fevereiro de 2018 às 14:38

Intenção de consumo das famílias cresce 12% em fevereiro, diz Fecomércio-RS

Apenas indicadores de consumo de bens duráveis e perspectivas profissionais não subiram

Apenas indicadores de consumo de bens duráveis e perspectivas profissionais não subiram


CLAITON DORNELLES /JC
Pesquisa da Fecomércio-RS apontou, nesta segunda-feira (26), que a intenção de consumo das famílias gaúchas cresceu 12% em fevereiro, frente ao mesmo mês do ano passado. Em relação a janeiro, a alta foi de 1,8%, atingindo 69,8 pontos. Segundo a entidade, a elevação ocorreu em todos os componentes da pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), com exceção do indicador que avalia o consumo de bens duráveis e perspectivas profissionais.
Pesquisa da Fecomércio-RS apontou, nesta segunda-feira (26), que a intenção de consumo das famílias gaúchas cresceu 12% em fevereiro, frente ao mesmo mês do ano passado. Em relação a janeiro, a alta foi de 1,8%, atingindo 69,8 pontos. Segundo a entidade, a elevação ocorreu em todos os componentes da pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), com exceção do indicador que avalia o consumo de bens duráveis e perspectivas profissionais.
O indicador que avalia a segurança com relação a situação do emprego alcançou 88,2 pontos em fevereiro, o que representa uma queda de 17,8% na comparação com fevereiro/2017 e alta de 6,6% sobre janeiro/2018.
O presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn, avalia que a "recuperação marginal" está em linha com a retomada do mercado de trabalho. Bohn admite que boa parte da ocupação é oriunda de vagas informais. “Para este ano, com o aquecimento da atividade econômica, a recuperação do mercado de trabalho deve se estender aos empregos com carteira assinada, dando mais solidez a retomada do consumo”, afirmou Bohn.
Sobre a renda atual, a avaliação alcançou 72,7 pontos, avanço de 58,3% ante fevereiro/2017, mas reflete confronto com base de comparação fraca. O indicador que mede o consumo atual registrou 50,1 pontos, elevação de 48,3% sobre o mesmo mês do ano passado e alta de 7,6% sobre janeiro/2018. O índice que mede a facilidade de acesso ao crédito atingiu 73,4 pontos em fevereiro, alta de 48,9% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Frente a janeiro, o crescimento foi de 6,9%. A expectativa das famílias sobre a área profissional cresceu 10% em fevereiro sobre o mesmo mês de 2017, alcançando 79,8 pontos. 
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